sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Porque é tão Difícil?


Numa ação de formação que ministrei recentemente, cujos formandos eram operadores de uma empresa fabril (no total de 200 participantes), propus a todos, o desafio de identificarem o que, na opinião deles, era absolutamente necessário para conseguirem realizar o seu trabalho do dia-a-dia, bem feito à 1ª.

A síntese deste exercício está na listagem que apresento a seguir, onde se encontram só as principais ideias, que selecionei para este post:


Nada de novo. Afinal, a listazinha que se apresenta é nossa velha conhecida. Com algumas ressalvas de acordo com os diferentes setores de atividade, poderia até afirmar que é uma listagem básica, óbvia.
Mas então, porque é tão difícil? O que ainda falta para que consigamos ser verdadeiramente eficientes? Porque permitimos que a resistência à mudança e alguns aspetos comportamentais façam das suas?

Deixo aqui ficar este desabafo, com a proposta de utilizarem o tal check list ou, melhor ainda, tentarem elaborar um, personalizado e adequado à Organização em que trabalham. Será útil para identificarem fatores críticos que, se assegurados, poderão aumentar a capacidade de
fazer bem à 1ª e SEMPRE!!

A partir daí, é deitar mãos à obra pois, apesar de básica e óbvia, a tal lista necessita de muito trabalho e sistematização para passar a fazer parte da rotina. Para fazer bem à 1ª é necessário assegurar previamente as condições.


Happy lists,
I Love Mondays



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