Dei formação recentemente para um grupo de senhoras, operadoras de uma linha de montagem.
Para que percebessem o PDCA e as vantagens da aplicação do planeamento ao seu trabalho, expliquei que PLANEAR, para elas, quer dizer:
- Consultar a Ordem de Montagem para organizar o trabalho a seguir;
- Preparar previamente o local, limpar e arrumar a bancada antes de iniciar as montagens;
- Retirar tudo o que não tem diretamente a ver com o produto que será montado, para evitar misturas, trocas e confusões;
- Verificar se têm os documentos necessários àquela montagem (instruções, impressos para registo, etc);
- Confirmar se todos os componentes estão disponíveis no posto de trabalho.
Também fiz a ponte com exemplos do quotidiano, para reforçar o entendimento:
- Plan: decidir antecipadamente o que vai ser o jantar; verificar se existem todos os ingredientes;
- Do: confecionar o jantar, conforme planeado;
- Check: experimentar para ver se está do agrado;
- Act: atuar de acordo com os resultados do controlo anterior: corrigir os temperos ou... servir !
Não fazer este planeamento quer dizer, por exemplo, chegar a casa ao final do dia e ter tudo congelado (esqueci-me de tirar do freezer logo de manhã !!) ou não ter mais tempo para ir comprar os ingredientes em falta.
Fui interrompida por uma das senhoras:
- Mas você é mesmo muito complicada ! Eu cá me desenrascava e ia buscar um frango de churrasco.
Considero-me temporariamente derrotada pelo "DESENRASCA".
Outras formações virão; outras oportunidades de salientar as vantagens do planeamento também.
Happy plans,
I Love Mondays
1 comentário:
O ideal é ser desenrascada(o),sem deixar o planejamento de lado.
Afinal,nem sempre o que planejamos ocorre como o pretendido.
É aí que entra a criatividade e a experiência.
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