quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Keep it Simple

Deparo-me constantemente com a seguinte questão, colocada por formandos e clientes: porque muitas pessoas associam o Sistema de Gestão da Qualidade à burocracia?

Ao longo destes anos de trabalho na Gestão da Qualidade, pude observar que um Sistema de Gestão da Qualidade é burocrático quando é concebido sem atender às necessidades específicas de cada organização:

- Documentar por documentar. Registar por registar, é obrigatório. (?!!??)

Discordo plenamente desta afirmação. O Sistema de Gestão da Qualidade não é burocrático. Burocrática é a documentação criada "de costas voltadas" aos fluxos dos processos/atividades.

A documentação deve descrever a prática; os registos devem refletir o que se faz na prática. E tudo isto necessita da participação dos colaboradores.

Contudo, reconheço que é muito mais difícil conceber um Sistema de Gestão da Qualidade simples e, que ainda assim, responda aos requisitos aplicáveis.

Descrever as situações, sem pensar, é fácil. Sintetizar dá muuuuito trabalho, mas é a única alternativa. Por isso, mãos à obra. Para o bem da sua empresa e da Qualidade em geral, please, keep it simple !!



Happy documents,
I Love Mondays

Sem comentários: