Na sequência da
sondagem, o
post prometido:
Para lidar com a resistência dos colaboradores no registo/tratamento das não conformidades, aqui vai uma estratégia para aplicar na sua empresa.
De acordo com a norma ISO 9000:2005, não conformidade é a não satisfação de um requisito.
Logo aí, na definição, está implícita uma certa carga negativa: não satisfação, não cumprimento, não...; é natural rejeitar os aspetos negativos da vida e, o trabalho não escapa a esta regra. Seria bem melhor se as não conformidades não existissem ou, melhor ainda, se desaparecessem espontaneamente, bastando para isto, ignorá-las.
Bem, voltando ao mundo real, as não conformidades existem e, os pequenos problemas tornam-se grandes problemas, se não atuarmos a tempo.
Mas há uma boa notícia: as não conformidades podem ser uma grande oportunidade para melhorar a Qualidade! Sendo assim, toca a tirar o melhor partido possível destas situações, aprendendo com os erros e, progressivamente, contribuindo para a melhoria contínua e para a redução dos custos das falhas.
1. O primeiro passo é dar formação para todos os colaboradores, explicando e ilustrando através de exemplos, os conceitos envolvidos:
2. Após a clarificação dos conceitos, passar à importância de registar as não conformidades para criar uma evidência, uma memória documentada, que é a única alternativa para aprender com os erros (todos sabemos que a memória é curta e, sem os registos...);
3. Dissociar o tratamento das não conformidades, da CULPA: este processo não procura os culpados; as não conformidades não estão associadas às pessoas; é preciso perder o receio de registar os próprios erros ou os erros que envolvem outros colegas. O que se pretende é a responsabilização e o trabalho em equipas, para que as ações corretivas sejam eficazes.
4. Criar previamente, as condições favoráveis aos registos: tenha a certeza de que todos utilizam a mesma linguagem; disponibilize ajudas visuais para auxiliar na identificação de não conformidades nos produtos; elabore formulários claros, objetivos e de preenchimento simples.
A partir daqui, mãos à obra e boa sorte!
Happy problems,