Ministrei recentemente, formação para um grupo de colaboradores de uma empresa, os quais integrarão a bolsa de auditores internos da mesma.
Algumas sessões foram dedicadas ao exercício de simulação de auditorias da Qualidade, as tais auditorias pedagógicas, realizadas na própria empresa.
No último dia do curso, propus que fizessem uma reflexão sobre os conceitos apreendidos, pontos positivos, dificuldades e desafios/melhorias que ainda teriam de implementar à sua própria perfomance.
Partilho os resultados desta reflexão, através da listagem abaixo; todos concordaram que estas foram as principais dificuldades, sentidas durante a realização das auditorias pedagógicas.
Contudo, todos concordaram também, que estas dificuldades constituem 12 novos desafios a superar.
Sendo assim, aqui fica a listagem:
1. Dificuldade em criar uma certa formalidade, uma vez que os auditados são colegas;
2. Dispersar o diálogo entre vários temas, ao longo das entrevistas;
3. Consumir tempo da auditoria em discussões;
4. Atrasos na elaboração do relatório da auditoria;
5. Não pedir feed back ao auditado, não assegurando, assim, uma comunicação eficaz;
6. Permitir que o auditado orientasse a entrevista;
7. Recolha insuficiente de evidências;
8. Dificuldade em obter respostas de certos auditados, durante as entrevistas;
9. Pouco/muito conhecimento das áreas auditadas;
10. Pouca confiança para fundamentar as constatações, por estarem pouco à vontade com a ISO 9001;
11. Manter a clareza/objetividade durante a auditoria;
12. Gestão do tempo.
Espero que este post possa ajudar outros auditores internos em formação !
Happy training,
I Love Mondays
Sem comentários:
Enviar um comentário