Não percebo porque a mesma peça é tratada, na mesma empresa, por 5 designações diferentes: a oficial (a que está nas Instruções e nos Catálogos) e 4 gírias (aquelas a que o pessoal já está habituado, "sempre utilizamos estas designações", ...).
Não percebo porque o mesmo defeito é tratado, na mesma empresa, por 3 designações diferentes: a oficial e 2 gírias (OK, já sei que o pessoal está habituado, são muitos anos a utilizar as gírias entre os colegas, ...).
Penso que o Responsável pela Qualidade tem muito a contribuir quanto a isto, colocar ordem na casa, fazer com que todos falem a mesma língua (mas não falamos todos Português?!?).
Partilhar da mesma linguagem entre todos, utilizar designações únicas e inequívocas, é mais difícil do que parece. É um aspeto fundamental da comunicação numa empresa que, se negligenciado, pode dar origem a grandes confusões !!
Para pensar:
- Porque não adotar a gíria e torná-la oficial, já que é mais difícil mudar os hábitos de muitos anos?
- Porque não ouvir os colaboradores, se são eles que estão no terreno, têm um conhecimento profundo, proveniente desta experiência do dia-a-dia e vão determinar as gírias que serão utilizadas pela maioria?
- Porque não incluir este tema nas formações e entrar em acordo, "afinal qual é a designação que todos vamos utilizar?"
- Porque não utilizar imagens (as tais ajudas visuais), para clarificar as "armadilhas da linguagem"?
Qualidade deseja-se. Por inteiro.
I Love Mondays
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2 comentários:
Porque não descomplicar?
Cláudia, concordo plenamente consigo. O melhor Sistema de Gestão da Qualidade é também o mais simples. A aposta deve ser bom senso e simplicidade!
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