sábado, 13 de julho de 2013

O Aquário e o Gato


 
Prezado Responsável pela Qualidade,
 
 
É assim que você se sente? Isolado no seu Departamento, a gerir o seu SGQ, como um peixe dentro de um aquário?
 
Incompreendido pelos colegas que não colaboram, só observam como o gato da fotografia; sem conexão com a Gestão de Topo, a remar contra a maré?
 
Manter um SGQ nestas condições, não vale a pena e não representa valor acrescentado para a sua organização. Mas... alterar este cenário, está nas suas mãos! Reflita sobre os aspetos abaixo:
 
  • Os indicadores de desempenho dos processos estão em sintonia com os objetivos estratégicos da organização e refletem aspetos vitais de cada processo e da empresa? 
 
  • As informações que transmite aos seus colegas são "traduzidas" na linguagem adequada? (segundo Juran, a Gestão de Topo percebe a linguagem do dinheiro e os operadores percebem a linguagem das coisas; claro que você é o tradutor!);
 
  • Utiliza imagens e gráficos para apresentar os dados do SGQ? Lembre-se: ao analisar um gráfico com dados tratados, todos perceberão a mesma mensagem, ao mesmo tempo e não haverá margem para a subjetividade e para o conflito;
 
  • A responsabilidade é partilhada com os seus colegas, por exemplo, para a recolha e análise de dados, registo e tratamento das não conformidades, identificação de oportunidades de melhoria?
 
  • Os seus colegas percebem a documentação de suporte do SGQ? Os modelos de registo são simples e claros? (lembre-se que os registos só serão preenchidos corretamente se forem entendidos pelas pessoas e se não representarem uma sobrecarga em relação ao trabalho habitual).
 
É hora de partir para a ação; experimente por em prática alguns dos pontos acima e, finalmente, integre-se! A Qualidade agradece.
 
 
 
Happy fish,
I Love Mondays 
 
 
 
Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

Sem comentários: