segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Misturar?

Durante uma ação de formação sobre as Ferramentas da Qualidade, propus aos formandos o seguinte exercício: em equipas, desenvolvam um Diagrama de Causa-Efeito para um determinado problema, utilizando a técnica do Brainstorming.

Ao observar o progresso dos trabalhos, detetei que numa das equipas estavam a fazer 6 Diagramas de Causa-Efeito, separadamente, 1 para cada participante. Expliquei novamente que o objetivo do trabalho era recolher as ideias de todos e construir um Diagrama em comum para a equipa, para que a análise do problema fosse mais rica.

Um dos participantes, muito indignado, faz-me a seguinte questão:
- Mas então quer dizer que eu tenho que misturar as minhas ideias com as deles?

Este episódio fez-me pensar sobre a capacidade (nula) de trabalhar em equipas, que certos grupos demonstram. É um aspeto a melhorar nas nossas organizações; sem dúvida, os reflexos desta melhoria serão positivos para a Qualidade !

Happy mix,
I Love Mondays

Sem comentários: