Porque a certificação de Sistemas de Gestão
da Qualidade (SGQ) faz sentido em setores já regulados por uma forte componente
de legislação?
Por exemplo, as diferentes áreas relacionadas
com o setor farmacêutico possuem guias de Boas Práticas, alguns deles,
obrigatórios por lei. Podemos citar ainda os dispositivos médicos, regulados
por uma vasta legislação; as Instituições de Solidariedade Social dispõem de
Modelos de Avaliação da Qualidade, para cada uma das Respostas Sociais que
proporcionam.
A Gestão da Qualidade é uma abordagem
sistemática à gestão do negócio e integra os requisitos legais, as Boas
Práticas e outros requisitos específicos de cada setor. É uma ferramenta de gestão, o suporte para a
normalização dos procedimentos e responde aos requisitos de todas as partes
interessadas, proporcionando uma dinâmica de melhoria contínua e uma forma de
estar, a ser adotada pelos colaboradores.
A
certificação é o reconhecimento externo que decorre naturalmente desta forma de
estar. Através da certificação é proporcionada a vantagem competitiva que
diferencia as empresas pois no mínimo, todas estão
conformes com a legislação, mas algumas apostaram na gestão de todos os aspetos
da Qualidade dos seus produtos/serviços e são capazes de o demonstrar.
A
família ISO 9000 é composta por uma série de normas internacionais que
constituem uma base para estabelecer os SGQ. O modelo ISO 9001 é o referencial
normativo para a certificação dos mesmos. Um SGQ consistente e adequado, deve
considerar, para além do modelo ISO 9001, as respetivas Boas Práticas
(consoante a área de atividade) e toda a restante legislação aplicável.
É possível gerar sinergias muito interessantes, através da implementação integrada da norma ISO 9001 com diferentes
Boas Práticas/requisitos, legislação; aqui vão alguns exemplos:
- Comprometimento da Gestão de Topo;
- Abrangência do SGQ a toda a organização;
- Credibilidade das normas ISO, utilizadas em todo o mundo;
- Abordagem por Processos;
- Normalização de procedimentos;
- Controlo dos documentos de suporte ao SGQ;
- Compatibilidade com outros sistemas (ambiental, higiene e segurança);
- Gestão dos Recursos Humanos.
Pretende – se a Qualidade do trabalho e a responsabilização de TODOS; que todos saibam o que estão a fazer e porque; que realizem o seu trabalho bem à 1ª vez e sempre.
Estes conceitos fundamentais da Qualidade podem não ser percebidos e interiorizados pelos colaboradores de uma organização que se limita a cumprir a legislação.
Happy Quality,
I Love Mondays
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