sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Home


Em sintonia com o World Standards Day que se aproxima - 14 de Outubro de 2012 - proponho a discussão sobre eficiência e sustentabilidade (saiba mais sobre o WSD aqui).
 
Este Dia é organizado pela ISO, pela IEC (International Electrotechnical Commission) e pela ITU (International Telecommunication Union) e, a mensagem para o WSD 2012 é:
 
 
Less waste, better results. Standards increase efficiency.


Constato que este é um tema atual em todas as organizações com as quais tenho contacto. Há muito a dizer sobre a habilidade de fazer melhor com menores custos, fazer bem à 1ª, utilizar os recursos de forma otimizada. A melhor Qualidade possível, com menos desperdício, menor custo e menos esforços desnecessários.
 
Claro que, reconheço também o papel das normas e da normalização de procedimentos neste cenário; definir e desenvolver os processos de produção/prestação de serviços, de forma normalizada, aumenta a eficiência e contribui para a diminuição do desperdício.
 
Mas, onde começa a eficiência? Terá sido esta habilidade cultivada nos trabalhadores, desde cedo, ainda em crianças? Ou é uma guerra travada diariamente, nos postos de trabalho, para combater a resistência à mudança e incutir hábitos nos adultos?
 
Eu, particularmente penso que os hábitos não se impõem aos adultos mas sim, cultivam-se e constroem-se nas crianças. Acredito que a eficiência começa em casa. É verdade: at home!
 
 
 
 
Sendo assim, não é no 1º emprego que um adulto aprenderá a trabalhar; é, sim, em casa (e na escola também!) que as crianças assimilam o gosto por fazer o melhor possível, bem feito logo à 1ª; é em casa que se começa a separar o lixo, reduzir o consumo de energia, água e gás, ou seja, a cultivar uma atitude sustentável. Não se pode esperar que uma criança que cresce sem adquirir estes princípios, transforme-se, repentinamente, num trabalhador eficiente.
 
E você, o que é que já fez hoje em prol da eficiência?
 
 
 
Happy homes,
I Love Mondays

Sem comentários: