quinta-feira, 25 de abril de 2013

Convide a Qualidade para Entrar na sua Vida

O desafio está lançado:
 
Convide a Qualidade para entrar na sua vida; permita que a Qualidade faça parte do seu dia-a-dia.


Do que é que está à espera? Não me diga que vai utilizar as desculpas habituais:

- A empresa onde eu trabalho ainda não tem um Sistema de Gestão da Qualidade implementado; quando tiver, vou pensar no assunto...
- Eu não tenho tempo para a Qualidade;
- Eu não trabalho na área da Qualidade;
- Eu não sei nada sobre a Qualidade;
- A Qualidade é muito complicada.

Não, eu não aceito estas desculpas, mesmo porque não há desculpas. Fazer com que a Qualidade aconteça, está nas nossas mãos. Sendo assim...




OK, após este desabafo inicial, aqui vão algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para fazer com que a Qualidade entre, de uma vez por todas, na sua vida:
 
1. Seja um cliente exigente e ativo: em diversas situações do seu dia-a-dia, é cliente de empresas, ao comprar produtos e serviços. Expresse claramente os seus requisitos, diga o que pretende, de forma inequívoca. E, se não ficar satisfeito, reclame! As suas reclamações são uma grande oportunidade de melhoria para estas empresas. Faça valer os seus direitos, reclame. É mais fácil não voltar, procurar outras alternativas, mas lembre-se... se não reclamar, não estará a contribuir para a melhoria da Qualidade.
 
2. Elogie: faça elogios, com a mesma intensidade que utilizaria para reclamar. Vai ver que não custa nada elogiar e este reconhecimento tem um efeito positivo sobre as pessoas.
 
3. Aposte na Qualidade do seu trabalho: seja qual for o seu trabalho, é muito mais rápido, mais barato e mais motivador executá-lo bem, à 1ª vez e sempre! Previna os erros, partilhe informações com os seus colegas, de maneira a encontrar o melhor procedimento e a normalizá-lo entre todos. Reflita sobre o seu trabalho, aprenda com os erros que já cometeu e aplique todas as estratégias de prevenção que estiverem ao seu alcance; eu garanto que não se vai arrepender.
 
Contribua, faça a sua parte. A Qualidade agradece.
 
 
 
Happy Quality,
I Love Mondays
 


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página. 

2 comentários:

Livino disse...

Bom dia
Posso utilizar este "post" para sensibilizar trabalhadores para a implementação da qualidade?
Cumprimentos,
Livino Pontes

I Love Mondays disse...

Olá, Livino, pode utilizar o post com certeza, basta referir a fonte. Fico muito feliz em saber que os conteúdos do Blog são úteis para outras pessoas!Abraços, Mari.