domingo, 28 de abril de 2013

Ir Além, Chegar Mais Longe

Porque a certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) faz sentido em setores já regulados por uma forte componente de legislação?
 
Por exemplo, as diferentes áreas relacionadas com o setor farmacêutico possuem guias de Boas Práticas, alguns deles, obrigatórios por lei. Podemos citar ainda os dispositivos médicos, regulados por uma vasta legislação; as Instituições de Solidariedade Social dispõem de Modelos de Avaliação da Qualidade, para cada uma das Respostas Sociais que proporcionam.
 
A Gestão da Qualidade é uma abordagem sistemática à gestão do negócio e integra os requisitos legais, as Boas Práticas e outros requisitos específicos de cada setor. É uma ferramenta de gestão, o suporte para a normalização dos procedimentos e responde aos requisitos de todas as partes interessadas, proporcionando uma dinâmica de melhoria contínua e uma forma de estar, a ser adotada pelos colaboradores.
 
A certificação é o reconhecimento externo que decorre naturalmente desta forma de estar. Através da certificação é proporcionada a vantagem competitiva que diferencia as empresas pois no mínimo, todas estão conformes com a legislação, mas algumas apostaram na gestão de todos os aspetos da Qualidade dos seus produtos/serviços e são capazes de o demonstrar.
 
 

 
A família ISO 9000 é composta por uma série de normas internacionais que constituem uma base para estabelecer os SGQ. O modelo ISO 9001 é o referencial normativo para a certificação dos mesmos. Um SGQ consistente e adequado, deve considerar, para além do modelo ISO 9001, as respetivas Boas Práticas (consoante a área de atividade) e toda a restante legislação aplicável.
 
É possível gerar sinergias muito interessantes, através da implementação integrada da norma ISO 9001 com diferentes Boas Práticas/requisitos, legislação; aqui vão alguns exemplos:  

  • Comprometimento da Gestão de Topo;
  • Abrangência do SGQ a toda a organização;
  • Credibilidade das normas ISO, utilizadas em todo o mundo;
  • Abordagem por Processos;
  • Normalização de procedimentos;
  • Controlo dos documentos de suporte ao SGQ;
  • Compatibilidade com outros sistemas (ambiental, higiene e segurança);
  • Gestão dos Recursos Humanos.

Pretende – se a Qualidade do trabalho e a responsabilização de TODOS; que todos saibam o que estão a fazer e porque; que realizem o seu trabalho bem à 1ª vez e sempre.
 
Estes conceitos fundamentais da Qualidade podem não ser percebidos e interiorizados pelos colaboradores de uma organização que se limita a cumprir a legislação.

 
 
 
Happy Quality,
I Love Mondays

 
 
Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página. 

Sem comentários: