sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O Ano Novo e a Qualidade

Um ano está no fim, outro ano vai começar. Nesta época festiva, todos somos influenciados por esta transição e, orientamos as nossas vidas pessoais de acordo com a ocasião: balanços, retrospetivas, promessas, planos, sonhos, desejos e... comemorações!
 
Este é o tempo de encerrar ciclos e iniciar outros. Novas chances, novas oportunidades. É o que todos esperamos de um ano inteiro, novinho em folha.
 
Assim como as pessoas, a Gestão da Qualidade sofre o impacto desta época: fechar um ciclo e iniciar outro. Mas será que estamos a dar a devida atenção à Qualidade, nesta fase? Proponho, então, uma reflexão de fim-de-ano:
 
 
  • Foram feitos o balanço e a retrospetiva?
Esta é a altura ideal para rever o SGQ, fazer uma análise crítica do ano que passou, sintetizar os pontos fortes (e os menos fortes também), avaliar a concretização dos objetivos. Não esquecer que o SGQ é alimentado pelas lições que retiramos dos erros, portanto, é fundamental fazer esta revisão.
 
  • O planeamento do ano seguinte é baseado no balanço do ano anterior?
A partir do balanço efetuado, o planeamento do ano seguinte fará mais sentido. Melhorar, evoluir, definir objetivos mais desafiadores. Nestes dias, todos estamos a fazer promessas de Ano Novo; é altura de fazê-lo nas Empresas também, mas de forma mais sustentada, quantificada e com base na análise de dados do ano anterior.
 
  • E as comemorações?
Não tenho dúvidas que os dois primeiros pontos abordados acima, serão assegurados. Revisão e planeamento fazem parte do dia-a-dia de qualquer profissional da Qualidade. Mas... e as comemorações? Já pensou que é igualmente importante celebrar os êxitos?
 
 
 
 
Os clientes manifestaram a sua satisfação com os produtos e serviços da sua Empresa; e os colaboradores? Foram informados?  Foi dado o devido reconhecimento a todos os que contribuíram para isto?
 
Os objetivos alcançados foram divulgados? As melhorias conseguidas foram celebradas com os colegas?
 
Estamos tão preocupados em festejar o fim do ano que nos esquecemos de partilhar o sucesso e reconhecer o esforço dos nossos colaboradores?
 
Vale a pena refletir sobre estas questões. A Qualidade (e as pessoas) agradecem.
 
 
 
 
Happy celebration,
I Love Mondays

Sem comentários: