sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Qualidade? Qualidade.


Em diversas discussões com formandos e clientes, surge a questão:

"Estamos a oferecer Qualidade, mesmo quando não damos tudo o que o cliente deseja?"


Para satisfazer os requisitos dos clientes, é necessário perceber e desdobrar estes mesmos requisitos:

"O que o cliente deseja" são os tais requisitos expressos, aquilo que o cliente solicita e que está nos pedidos, encomendas, contratos; contudo, estes não são os únicos requisitos a ter em consideração:

  • O produtor/prestador do serviço também deve assegurar que todos os requisitos necessários ao funcionamento do produto/serviço estão identificados e serão cumpridos (por exemplo, especificações que o cliente não sabe definir mas o produtor/prestador deve definir e cumprir);

  • O produtor/prestador é responsável por identificar e cumprir os requisitos legais aplicáveis ao produto/serviço;

  • Claro que o produtor/prestador também pode integrar outros requisitos ao produto/serviço, os requisitos adicionais, que não foram solicitados pelo cliente, não são necessários e não estão definidos na legislação (Mas atenção!! Se integrar requisitos adicionais ao seu produto/serviço, não esqueça de os cumprir, OK?).

Assim, nem sempre é possível fornecer tudo o que o cliente deseja, tal e qual como deseja. Se estiverem em causa os outros requisitos, o correto é dizer-lhe que não, tendo a certeza de estar a fazer o melhor para o cliente e para a Qualidade também !!



Happy customers,
I Love Mondays

Sem comentários: