quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Adaptar, Cumprir


É possível cumprir a  ISO 9001 em diversos cenários, desde que os requisitos da norma sejam adaptados à realidade de cada empresa.

Proponho a reflexão sobre o ponto 7.2.2. Revisão dos Requisitos Relacionados com o Produto; vamos analisar 2 questões, ambas aplicáveis a uma venda on line:


1. Como fazer uma análise crítica dos requisitos do produto antes de assumir o compromisso de fornecer ao cliente, por exemplo, "Percebemos o que o cliente nos está a pedir? Temos este produto/serviço, ou nem sequer faz parte da nossa gama?"

2. Como avaliar a capacidade de ir ao encontro dos requisitos definidos, ou seja, "Temos stocks? Vamos conseguir cumprir os prazos de entrega?"


O site de vendas on line desta marca de sapatos (liiiindos), está permanentemente atualizado em termos de modelos, cores, tamanhos e stocks. Assim, o cliente é previamente informado do que está esgotado e a empresa não corre o risco de receber encomendas de produtos "out of stock".


A revisão dos requisitos do produto é realizada previamente, pela empresa, só disponibilizando no site o que é possível vender!!




Happy shopping,
I Love Mondays

Sem comentários: