terça-feira, 25 de outubro de 2011

Desenrasca

Dei formação recentemente para um grupo de senhoras, operadoras de uma linha de montagem.

Para que percebessem o PDCA e as vantagens da aplicação do planeamento ao seu trabalho, expliquei que PLANEAR, para elas, quer dizer:
  • Consultar a Ordem de Montagem para organizar o trabalho a seguir;
  • Preparar previamente o local, limpar e arrumar a bancada antes de iniciar as montagens;
  • Retirar tudo o que não tem diretamente a ver com o produto que será montado, para evitar misturas, trocas e confusões;
  • Verificar se têm os documentos necessários àquela montagem (instruções, impressos para registo, etc);
  • Confirmar se todos os componentes estão disponíveis no posto de trabalho.

Também fiz a ponte com exemplos do quotidiano, para reforçar o entendimento:
  • Plan: decidir antecipadamente o que vai ser o jantar; verificar se existem todos os ingredientes;
  • Do: confecionar o jantar, conforme planeado;
  • Check: experimentar para ver se está do agrado;
  • Act: atuar de acordo com os resultados do controlo anterior: corrigir os temperos ou... servir !

Não fazer este planeamento quer dizer, por exemplo, chegar a casa ao final do dia e ter tudo congelado (esqueci-me de tirar do freezer logo de manhã !!) ou não ter mais tempo para ir comprar os ingredientes em falta.

 Fui interrompida por uma das senhoras:
- Mas você é mesmo muito complicada ! Eu cá me desenrascava e ia buscar um frango de churrasco.

Considero-me temporariamente derrotada pelo "DESENRASCA".

Outras formações virão; outras oportunidades de salientar as vantagens do planeamento também.


Happy plans,
I Love Mondays

1 comentário:

linda salles disse...

O ideal é ser desenrascada(o),sem deixar o planejamento de lado.
Afinal,nem sempre o que planejamos ocorre como o pretendido.
É aí que entra a criatividade e a experiência.