terça-feira, 6 de maio de 2014

Fiore

Para ilustrar a cláusula 7.2.3 da norma ISO 9001 - Comunicação com o Cliente, alínea a), vou utilizar um exemplo que chamou a minha atenção enquanto andava pelas ruas de Milão.
 
Bem, o texto da norma é o seguinte:


 
7.2.3 - Comunicação com o Cliente
 
A organização deve estabelecer e implementar formas eficazes de comunicação com os clientes relativas a:
 
a) Informação sobre o produto;
b) ...

 
 
A interpretação deste requisito é: informe claramente os seus clientes sobre a gama de produtos e serviços que a sua empresa oferece; esta informação/comunicação pode ser feita, por exemplo, através de catálogos e página na internet, onde também pode divulgar as características e especificações.
 
 
Estudo de caso:
 
 
A organização - quiosque de venda de flores:




 
A comunicação com o cliente - informação sobre o produto:
 
As placas afixadas e o toldo, explicitam as principais informações sobre os produtos (Fiorista/Florista) e serviços (Consegna a domicilio/entrega a domicílio). Na placa branca, também há informações sobre os outros serviços prestados: casamentos, funerais, eventos, manutenção, terraços e jardins.


 
Bem, como já referi acima, é importante comunicar claramente quais são os produtos e serviços que uma empresa oferece, mas cuidado para não assustar e intimidar os clientes (e os potenciais clientes também). A clareza também tem limites!
 
(Tradução: não se dão informações).
 
 
 
Happy flower,
I Love Mondays
 
 
 

Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

Sem comentários: