Não se iluda, pensando que a sua empresa vai mudar por causa dos 5S.
O que muda (e deve mudar), gradualmente, são as pessoas, para que a filosofia 5S possa ser transformada num projeto de sucesso em qualquer organização, como um programa educacional e não de ordem, arrumação e limpeza no local de trabalho.
São os comportamentos e atitudes que transformam, e não "um novo Programa" ou "um novo Projeto". Insistência e persistência, para além de um bom plano de gestão da mudança, são ingredientes necessários e indispensáveis.
Um caso prático para ilustrar este tema: para implementar o SEISO - Senso de Limpeza, foram disponibilizados em todos os setores da empresa, contentores de cores diferentes, adequados para a recolha diferenciada de resíduos; cada contentor (e respetivos locais) está identificado através de rótulos e de placas indicativas do que deve ser nele depositado. Restos de maçã foram encontrados no contentor destinado às embalagens de plástico...
Incentivar os colaboradores a alargarem a filosofia 5S para a vida pessoal, também pode ser uma boa alternativa. A autodisciplina no local de trabalho, começa em casa:
Pode fazer o download da "Cartilha 5S" para utilizar como apoio nas sessões de formação sobre o tema.
Livro "A Força do Hábito", de Charles Duhigg: saiba como perceber e corrigir os hábitos, na vida e no trabalho e habitue-se a mudar!
Happy change,
I Love Mondays
Nota: estes vídeos, já tinham sido utilizados em posts mais antigos, publicados no blog (aqui e aqui).
Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.
Sem comentários:
Enviar um comentário