No ambiente turbulento em que os negócios são desenvolvidos nos dias de hoje, não há uma organização, companhia ou pessoa que consiga oferecer, sozinha, as soluções completas para os problemas globais.
A colaboração entre empresas, governos, setores de atividade, ou seja, working together, é a forma mais eficaz para que os líderes consigam melhores resultados com menos custos e recursos (o que, por acaso, é a ordem do dia!).
Neste cenário e, muito oportunamente, a norma ISO 11000 está a ser desenvolvida, para servir de moldura normativa para a identificação, desenvolvimento e gestão de relações de colaboração entre empresas, de qualquer dimensão. A nova norma vai proporcionar consistência no desenvolvimento destes modelos de cooperação.
Em termos práticos, esta cooperação vai significar partilhar negócios, informações, recursos e experiências com clientes, fornecedores e outras entidades relevantes na supply chain da sua empresa; claro que o receio de partilhar com a concorrência é legítimo e real. Contudo, a abordagem multidisciplinar dos negócios é, cada vez mais, a opção a tomar.
A norma ISO 11000 vai ajudar a definir a direção adequada a seguir, para as empresas que desejam iniciar uma relação de colaboração.
Leia o artigo "The Future Belongs to Those Who Collaborate", na revista eletrónica ISOfocus de Março/Abril, aqui.
Happy work,
I Love Mondays
Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.
Sem comentários:
Enviar um comentário