As constantes variações nas condições que afetam as empresas (mercado, clientes, custos, concorrência, tecnologia, ...), provocam 4 tipos de reações nas pessoas:
- o crítico: o que é contra as mudanças;
- a vítima: o que entra em pânico com as mudanças;
- o passivo: o que ignora as mudanças;
- o navegador: o que está motivado a trabalhar em constante mudança.
Gerir a mudança é gerir o impacto que estas importantes adaptações podem ter sobre as organizações; é a única alternativa para a sobrevivência.
Este é um excelente vídeo que explica, em 1 minuto, os conceitos da gestão da mudança e, salienta que um bom gestor é o que ajuda as pessoas a agirem como navegadores.
Recordo que a implementação de um SGQ acarreta mudanças em qualquer organização; cabe a si, Responsável pela Qualidade, ser o facilitador para que os seus colegas reajam como navegadores.
1. Esclarecer sobre os riscos de não mudar;
2. Envolver as pessoas na tomada de decisões;
3. Minimizar a incerteza (o planeamento das mudanças deve ser cuidadosamente elaborado e, não se esqueça de o divulgar!);
4. Reconhecer os êxitos alcançados;
5. Explicar as razões da mudança;
6. Ser o mais transparente possível.
Aos autores deste vídeo, dou os meus
Parabéns,
I Love Mondays
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