quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Erro (Des)Humano


Há tempos, fui formadora na indústria automóvel e ministrei, durante 2 anos, uma série de ações sobre controlo de processos, onde tive a oportunidade de conhecer metodologias totalmente diferentes das que eu estava habituada.
 
Uma das afirmações mais populares entre os formandos era:
 
"O erro humano não existe; os erros só acontecem quando os sistemas são incapazes de prevenir a sua ocorrência."
 
Confesso que esta frase intrigava-me mas, ao mesmo tempo, traduzia toda a essência da abordagem preventiva da Qualidade, na qual eu acredito fortemente.
 
Lendo sobre a vida de Deming, encontrei um interessante artigo, escrito por uma pessoa que assistiu, durante 4 dias, um seminário do "Guru" (saiba mais sobre Deming aqui).

O autor descreve, tal como presenciou, o famoso exercício aplicado por Deming e conhecido como Red Bead Experiment. Seis participantes são convidados a retirar contas de uma caixa, utilizando uma ferramenta especial para o efeito. O objetivo é selecionar apenas contas brancas. Os seis aplicados "trabalhadores" esforçam-se para fazer o melhor possível. Infelizmente, existem 20% de contas vermelhas na caixa (consideradas "defeituosas" para este exercício). Mesmo que os participantes tentem arduamente e, apesar de todos os incentivos, elogios e reconhecimento por parte de Deming, a missão do grupo será praticamente impossível!


O experimento demonstrou que é totalmente inútil responsabilizar os trabalhadores pelos problemas no sistema; estes problemas estão para além do seu controlo e poder de atuação.

É possível utilizar este exercício como ponto de partida para a reflexão, na organização onde você trabalha. Pense nas questões abaixo, com espírito crítico:
 
  • Até que ponto a abordagem preventiva da Qualidade está a ser concretizada na prática?
  •  
  • Em que medida o Sistema de Gestão da Qualidade colabora para a prevenção dos erros?
  •  
  • Os procedimentos e as instruções de trabalho foram concebidos após reflexão e traduzem a melhor forma de executar um trabalho, ou seja, aquela que estará mais imune aos erros?
  •  
  • Existem ajudas visuais disponíveis, para que os colaboradores possam obter orientações mais claras?
  •  
  • Os fornecedores foram envolvidos nos esforços de melhoria da Qualidade?
  •  
  • Os problemas de fundo estão a ser resolvidos pela Gestão, a partir da análise de dados? As causas destes problemas são identificadas e eliminadas?
  •  
  • Em que medida as não conformidades são tratadas como erro humano e as ações corretivas implementadas (e ineficazes) são sempre "mais formação..."?
 
Como Responsável pela Qualidade, pode ter um papel determinante na disseminação da abordagem preventiva na sua empresa, fazendo com que a mesma não seja só mais uma metodologia e passe a ser uma forma permanente de encarar o trabalho, por todos os colaboradores. Interessante, não? Então, do que é que está à espera?
 
 
 
Happy errors,
I Love Mondays
 
 

1 comentário:

ajalbukerke disse...

O erro humano existiu, existe e existirá sempre. Quando deixar de haver erro humano, estamos a caminho de uma sociedade controlada exclusivamente por máquinas (cfr. 2001 Odisseia no espaço de Stanley Kubrick), o que se me afigura contra-natura!