terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Análise SWOT - Primeira Abordagem

Para a primeira abordagem à Análise SWOT aqui no blog, escolhi este vídeo, que explica e ilustra conceitos básicos de planeamento estratégico... em 1 minuto!
 
A Análise SWOT faz parte do planeamento estratégico e é conhecida pelas iniciais das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats, cuja tradução é Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
 
Recordo que, apesar de não estar ainda concluída, é sabido que a revisão da norma ISO 9001 (a ser publicada em 2015), caminha no sentido da identificação do contexto no qual a empresa está inserida e também no risk based thinkig, ou seja, no pensamento baseado no risco.

A figura da ação preventiva, isoladamente, deixará de existir e, sendo assim, o risk based thinkig deverá nortear toda a conceção e implementação do SGQ refletindo-se, por exemplo, na escolha e implementação do método mais robusto e imune aos erros, para a execução de uma determinada atividade.
 
A abordagem aos riscos deve ser mais ou menos formal, de acordo com a empresa, o contexto no qual a mesma se insere e, claro, com os riscos relacionados com os seus processos/produtos.
 
O bom senso, novamente, é a melhor alternativa para estas abordagens. De qualquer forma, a Análise SWOT pode ser uma interessante ferramenta, para contextualizar a organização, identificar fatores internos (Forças e Fraquezas), bem como fatores externos (Oportunidades e Ameaças).




Tenho a certeza de que este excelente vídeo despertará a curiosidade dos leitores, no sentido de aprofundar os conhecimentos sobre a Análise SWOT e, também, de encontrar outras ferramentas que possam ser adequadas para concretizar o risk based thinking nas suas empresas, tais como o FMEA (Failure Mode Effect Analisys), HACCP (Hazard Analisys of Critical Control Points), entre outras.



Happy SWOT,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

Sem comentários: