sexta-feira, 18 de julho de 2014

Argumentos, Conflitos e Dados

Os seus argumentos são convincentes?

Tenho testemunhado um certo desânimo em colaboradores das empresas com as quais contacto, por não conseguirem fazer passar algumas mensagens. As situações relatadas são, por exemplo:

- Não consigo autorização para avançar com os projetos de melhoria que sugiro...
 
- Mesmo explicando as vantagens, não tenho legitimidade nem autorização superior para implementar algumas mudanças...
 
- Alterações e melhorias que me parecem óbvias, não são vistas assim pelos meus superiores hierárquicos...
 
- Já falei várias vezes com o meu chefe, mas não adianta...
 
E o rol de queixas continua...
 
Sinceramente, não penso que o problema esteja nos projetos de melhoria nem nas mudanças propostas; penso, sim, que os argumentos é que são fracos, ou melhor, estão a ser apresentados de maneira pouco eficaz.
 
Já pensou em expor os seus projetos de melhoria sob a forma de gráficos? Utilizando dados e factos, tratados com apelo visual e através da aplicação de ferramentas da Qualidade tais como fluxogramas, histogramas e diagramas de Pareto?
 
Os gráficos fornecem "imagens da informação", que será percebida ao mesmo tempo e da mesma forma, por todos os intervenientes.
 
Argumentos inequívocos, em imagens, não darão espaço para conflitos e subjetividade no entendimento. Experimente!

Ah! Não se esqueça de traduzir os factos na linguagem percebida pelos Gestores: custos, custos da não Qualidade, % de redução de custos, investimentos na prevenção versus redução dos custos da falhas, custos da não Qualidade/volume de vendas,...
 
Aquele outro blá, blá, blá - reclamações, produtos não conformes, quilos de sucata, potenciais perdas de encomendas, clientes insatisfeitos, perdas de tempo, excesso de burocracia, duplicação de registos - é adequado aos operadores e chefias intermédias; a Gestão de Topo só entende $$$.





Vale a pena refletir sobre esta questão.


Happy images,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

2 comentários:

Livino disse...

É necessário que os trabalhadores saibam utilizar as novas tecnologias, bem como a estrutura e custos para explicar os ganhos/redução das medidas propostas.

I Love Mondays disse...

Concordo, Livino. É necessário que a formação sobre Gestão da Qualidade nas empresas, integre também temas tais como Ferramentas da Qualidade e Custos da Não Qualidade, pelo menos os conceitos básicos, para que os colaboradores possam utilizar estes recursos e abandonar as "conversas e reclamações de corredor", que não produzem resultado nenhum.