segunda-feira, 14 de julho de 2014

Demonstrar os 5S

Utilizei esta dinâmica numa ação de formação sobre os 5S, para demonstrar a aplicação prática de cada um dos SENSOS (com maior ênfase nos 3 primeiros), bem como as suas vantagens.

Adaptei o conhecido exercício sobre Lean Manufacturing - "A Fábrica de Canetas" - e construí uma simulação de montagem de canetas, onde os participantes puderam experimentar e "sentir na própria pele".
 
1ª Parte do exercício: sem os 5S. As equipas vão competir entre si, para conquistar um cliente que pretende encomendar canetas. A especificação do cliente é que cada caneta deve ter a carga, a tampa e a tampinha do fundo de cores diferentes; as canetas devem ser entregues em lotes de 5, organizadas pela cor da tampa. O cliente irá comprar da fábrica que conseguir ser mais rápida.
 
O material fornecido para cada equipa:
  • 10 canetas azuis, 10 canetas vermelhas e 10 canetas pretas.
A confusão instalou-se rapidamente, todos queriam executar o trabalho e vencer a concorrência, o mais depressa possível. Componentes a rolarem para o chão, produtos não conformes, operações desnecessárias e ausência de um método de trabalho previamente definido foram algumas das situações observadas.
 
 
 
 
Sem os 5S: canetas desmontadas de forma desordenada, num espaço de trabalho cheio de objetos e documentos que não são necessários à execução da tarefa.



2ª Parte do exercício: Repetiu-se a simulação, mas desta vez as equipas deveriam repor as canetas com a carga, tampa e tampinha do fundo da mesma cor, com a implementação dos 3 primeiros S's:

  • SEIRI - senso de Utilização: tudo o que não era necessário à montagem das canetas, foi retirado das mesas;
  • SEITON - senso de Ordenação: foram definidos locais determinados para cada componente e para o produto final, e tudo foi identificado, por forma a ficar claro e visível; qualquer pessoa conseguiria realizar o trabalho, através das legendas e ajudas visuais instaladas sobre as mesas;
  • SEISO - senso de Limpeza: antes de iniciar a identificação e a arrumação, as mesas foram limpas.

Foi também fornecido, para cada equipa, um rolo de fita adesiva, para a implementação do SEITON.



Início da arrumação do espaço de trabalho.



 Utilização de uma ajuda visual para identificar o componente (e a respetiva cor) que deveria ficar armazenado neste espaço.



 


  

SEITON: um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar.



Na foto abaixo, observa-se o detalhe da tabela criada para registar os resultados do controlo da Qualidade. Após a realização do exercício, foi identificada a necessidade de melhorar a normalização da linguagem e da simbologia;  cada participante preencheu a tabela (conforme/não conforme) com símbolos diferentes, pois não havia uma regra previamente definida. Neste caso, foi demonstrada a importância do 4S - SEIKETSU, o senso de Padronização.


 Tabela para o registo dos resultados do controlo da Qualidade dos produtos.



E, claro, depois de todo este trabalho, o SHITSUKE - senso de Autodisciplina, será determinante para manter os 5S ao longo do tempo. Comportamentos e atitudes adequados, para consolidar os resultados!



Happy factory,
I Love Mondays


Quer saber mais sobre os 5S? Faça download da "Cartilha 5S" (aqui) e leia os outros posts sobre os 5S já publicados no blog (aqui).




Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

Sem comentários: