sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Minha Empresa Vai Mudar?




Não se iluda, pensando que os 5S vão mudar a sua empresa.


Não se iluda, pensando que a sua empresa vai mudar por causa dos 5S.


O que muda (e deve mudar), gradualmente, são as pessoas, para que a filosofia 5S possa ser transformada num projeto de sucesso em qualquer organização, como um programa educacional e não de ordem, arrumação e limpeza no local de trabalho.

São os comportamentos e atitudes que transformam, e não "um novo Programa" ou "um novo Projeto". Insistência e persistência, para além de um bom plano de gestão da mudança, são ingredientes necessários e indispensáveis.




Um caso prático para ilustrar este tema: para implementar o SEISO - Senso de Limpeza, foram disponibilizados em todos os setores da empresa, contentores de cores diferentes, adequados para a recolha diferenciada de resíduos; cada contentor (e respetivos locais) está identificado através de rótulos e de placas indicativas do que deve ser nele depositado. Restos de maçã foram encontrados no contentor destinado às embalagens de plástico...

Incentivar os colaboradores a alargarem a filosofia 5S para a vida pessoal, também pode ser uma boa alternativa. A autodisciplina no local de trabalho, começa em casa:


 

 
Bibliografia para complementar este post:

Pode fazer o download da "Cartilha 5S" para utilizar como apoio nas sessões de formação sobre o tema.

Livro "A Força do Hábito", de Charles Duhigg: saiba como perceber e corrigir os hábitos, na vida e no trabalho e habitue-se a mudar!



Happy change,
I Love Mondays

Nota: estes vídeos, já tinham sido utilizados em posts mais antigos, publicados no blog (aqui e aqui).



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

Sem comentários: