terça-feira, 16 de outubro de 2012

Custos e Investimentos


Para alguns, a motivação era externa: "Temos um cliente que só faz negócios com empresas certificadas!"
 
Para outros, as razões eram internas: "Queremos melhorar a eficiência, reduzir os erros e rentabilizar a utilização dos recursos."
 
Ainda havia quem procurasse novos clientes, novos mercados, exportação, redução das barreiras comerciais.
 
Para muitos, era a melhor forma de se destacarem da concorrência.
 
Claro que o reconhecimento e a confiança dos clientes também estiveram na origem de vários Sistemas de Gestão da Qualidade.
 
Não importa o que leva uma organização a implementar um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a ISO 9001: o retorno do investimento será sempre esperado.

Mas... como se manifestará este retorno? Será possível mensurá-lo? Haverá incremento no volume de negócios? Existe uma correlação entre estes indicadores e a implementação do Sistema? Os frutos da certificação serão visíveis a curto prazo?
 


Felizmente, algumas respostas estão no excelente artigo (pode ler aqui) de Basak Manders & Henk J. de Vries, publicado na edição de Outubro da revista eletrónica ISO Focus+. Afinal, o retorno do investimento foi confirmado neste estudo.

Investir na Qualidade é compensador. O que custa caro, são os erros, os desperdícios e a ineficiência.





Happy (low) costs,
I Love Mondays

Fonte: Revista ISO Focus+

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