Para alguns, a motivação era externa: "Temos um cliente que só faz negócios com empresas certificadas!"
Para outros, as razões eram internas: "Queremos melhorar a eficiência, reduzir os erros e rentabilizar a utilização dos recursos."
Ainda havia quem procurasse novos clientes, novos mercados, exportação, redução das barreiras comerciais.
Para muitos, era a melhor forma de se destacarem da concorrência.
Claro que o reconhecimento e a confiança dos clientes também estiveram na origem de vários Sistemas de Gestão da Qualidade.
Não importa o que leva uma organização a implementar um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a ISO 9001: o retorno do investimento será sempre esperado.
Mas... como se manifestará este retorno? Será possível mensurá-lo? Haverá incremento no volume de negócios? Existe uma correlação entre estes indicadores e a implementação do Sistema? Os frutos da certificação serão visíveis a curto prazo?
Mas... como se manifestará este retorno? Será possível mensurá-lo? Haverá incremento no volume de negócios? Existe uma correlação entre estes indicadores e a implementação do Sistema? Os frutos da certificação serão visíveis a curto prazo?
Felizmente, algumas respostas estão no excelente artigo (pode ler aqui) de , publicado na edição de Outubro da revista eletrónica ISO Focus+. Afinal, o retorno do investimento foi confirmado neste estudo.
Investir na Qualidade é compensador. O que custa caro, são os erros, os desperdícios e a ineficiência.
Happy (low) costs,
I Love Mondays
Fonte: Revista ISO Focus+
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