segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Carta


Prezado Responsável pela Qualidade,
 
Quando estiver a redigir  manuais, procedimentos ou instruções para documentar o Sistema de Gestão da Qualidade da sua organização, lembre-se que alguém os deverá ler, perceber e cumprir.
 
Torne esta tarefa mais fácil para os seus colegas, faça com que estes documentos reflitam a prática; é também uma boa ideia, assegurar que os envolvidos participem na elaboração da documentação de suporte.
 
Invista tempo para descrever as atividades, da forma mais clara e simples que conseguir. Atingir a clareza e a simplicidade requer reflexão, não é algo que se faça às pressas e dá muito trabalho.

Ah! Não se esqueça de garantir previamente que a linguagem é inequívoca para todos, afinal, utilizar o mesmo termo para designar coisas diferentes (ou termos diferentes para designar a mesma coisa), pode provocar erros e confusões.
 
Durante a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, haverá muitas dificuldades e distrações, que poderão fazer com que desista da simplicidade, "quem quiser, que se desenrasque a ler depois"; não caia nestas armadilhas; mantenha-se fiel à objetividade, inspire-se nas sábias palavras de Voltaire mas não faça como ele; take your time:



Documentação de suporte quer-se breve. A Qualidade agradece.




Happy documents,
I Love Mondays


1 de Outubro
Dia Mundial da Música e
Dia Mundial do Idoso

Sem comentários: