Reveja, em conjunto com a sua equipa, a atitude de todos perante a análise de dados (cláusula 8.4 da ISO 9001:2008):
- Os indicadores de desempenho proporcionam, realmente, informação útil e valor acrescentado?
- A periodicidade de análise está a ser cumprida?
- A análise dos indicadores gera ações de melhoria?
- A recolha de dados está a ser efetuada de forma adequada, por todos os envolvidos (recordo que, para isto, os registos devem ser preenchidos de forma completa e correta!)?
Bem, sei que tudo isto parece um pouco óbvio, mas gostaria de relembrar o que acontece com o SGQ e com a empresa, quando a análise de dados não é levada a sério:
Já pensou em utilizar uma ferramenta informática para facilitar a recolha, tratamento e análise de dados do SGQ? Saiba mais sobre o Logibérica Quality Software aqui.
Happy Monday,
I Love Mondays
Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.
Sem comentários:
Enviar um comentário