domingo, 14 de setembro de 2014

Sugestões?

Sim, como Responsável pela Qualidade, habitue-se a pedir sugestões de melhoria aos seus colegas. A todos os seus colegas.
 
Nada melhor do que partilhar o SGQ com os demais colaboradores, para que eles desenvolvam aquele sentido de pertença em relação à Qualidade.
 
Nós, Responsáveis pela Qualidade, estamos sempre a dizer que a Qualidade é de todos, é responsabilidade de todos. Muito bem: aí está uma excelente oportunidade para colocar estas afirmações em prática.

No início, não receberá muitas contribuições; onde ainda não existe uma cultura da Qualidade e de participação, as respostas poderão ser "...é mais cômodo deixar esta história da Qualidade para o Responsável pela Qualidade, eu não quero confusões e não tenho nada a sugerir, algum outro colega é capaz de ter alguma ideia e eu não preciso dizer nada, já dei algumas sugestões mas não obtive resposta..."



 
O importante é não desistir; crie canais de comunicação para solicitar e receber as sugestões, utilizando, por exemplo, a revisão ao SGQ, momento privilegiado de análise crítica ao Sistema, para pedir e analisar as sugestões de melhoria dos outros colaboradores.
 
Fomente a participação de todos; desenvolva o espírito crítico nos seus colegas; forneça feed-back; melhore a adequação do SGQ em relação à realidade e à prática do dia-a-dia, a partir das opiniões e sugestões dos colaboradores. Vale a pena! E a Qualidade agradece.
 
 
 
Happy suggestions,
I Love Mondays
 
 

Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página. 

Sem comentários: