quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A Não Qualidade em Tirinhas

A Lalá já descobriu que a apresentação dos factos, através de dados e gráficos, tem outro impacto...


OS DADOS
 
 


...mas calma, nem tudo está perdido (aguardem novos posts!).
 
 
 
Happy strips,
I Love Mondays




Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Verde

Luz verde para o início da semana: a partir deste momento, o fresh start é oficial.




Happy Monday,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Project Update #7





 
 
6ª - Feira, dia 16:
  • Lançamento de um novo formato de posts no blog: Tirinhas! Através de um site onde é possível produzir cartoons (e muito mais, aguardem!), começaram a ser criados os personagens e as tirinhas que vão contar muitas histórias sobre a Qualidade e o universo do trabalho. Momento divertido, mas de muita concentração no que realmente interessa: simplicidade e pedagogia para passar uma mensagem, de forma colorida, descomplicada e atrativa.


 
São estes os desafios diários que alimentam a minha paixão pela Qualidade.

 
Happy passion,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

sábado, 17 de agosto de 2013

O Melhor da Semana - Week 33/2013

As constantes variações nas condições que afetam as empresas (mercado, clientes, custos, concorrência, tecnologia, ...), provocam 4 tipos de reações nas pessoas:

  • o crítico: o que é contra as mudanças;
  • a vítima: o que entra em pânico com as mudanças;
  • o passivo: o que ignora as mudanças;
  • o navegador: o que está motivado a trabalhar em constante mudança. 


Gerir a mudança é gerir o impacto que estas importantes adaptações podem ter sobre as organizações; é a única alternativa para a sobrevivência.

Este é um excelente vídeo que explica, em 1 minuto, os conceitos da gestão da mudança e, salienta que um bom gestor é o que ajuda as pessoas a agirem como navegadores.
 
Recordo que a implementação de um SGQ acarreta mudanças em qualquer organização; cabe a si, Responsável pela Qualidade, ser o facilitador para que os seus colegas reajam como navegadores.



 
As 6 principais ideias a reter são:

1. Esclarecer sobre os riscos de não mudar;
2. Envolver as pessoas na tomada de decisões;
3. Minimizar a incerteza (o planeamento das mudanças deve ser cuidadosamente elaborado e, não se esqueça de o divulgar!);
4. Reconhecer os êxitos alcançados;
5. Explicar as razões da mudança;
6. Ser o mais transparente possível.

Aos autores deste vídeo, dou os meus


Parabéns,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Tirinhas!

Novidade no blog: a Qualidade e o universo corporativo, em tirinhas!

Tirinhas



Happy strips,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Qualidade... pela Metade - Projeto!!!

É mesmo assim: a Qualidade nasce muito antes do produto ou do serviço. É no projeto que se definem as caraterísticas e especificações, que irão condicionar todo o resto.
 
A inspeção e o Controlo da Qualidade, não acrescentam Qualidade. O que interessa mesmo, é o projeto. Claro que alguns defeitos podem ocorrer em fase de produção, por inúmeros motivos e, também podem ser consequência de falhas no Controlo da Qualidade.
 
Mas este exemplo que partilho hoje, é o caso mais radical que conheço sobre lacunas em projetos: o empreendimento imobiliário InTempo, em Benidorm (Espanha), não tem os elevadores previstos no projeto!!
 
 
 
..." En enero de 2012, una nueva sorpresa: no se había tenido en cuenta el hueco del ascensor, como bien se ve en los diseños promocionales donde no constan los típicos espacios dedicados en las azoteas a los motores elevadores. “El espacio estaba calculado para un bloque de 20 plantas”, narran las mismas fuentes. Y el pasado mayo, como colofón, los arquitectos directores del proyecto (el despacho de Pérez Guerra y Olcina y Radúan Arquitectos) dimitieron. Han preferido calar".
(Fonte: texto e fotografia El País; pode ler o artigo na íntegra, aqui).
 
 
 
 
Qualidade deseja-se. Por inteiro.
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

20.000

Era só para dizer muuuuuuito obrigada.


20.000 visitas ao blog!




Happy readers,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

We Love It





Happy Monday,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Os 5S's e Eu

Vou relatar aqui no blog, na 1ª pessoa, a minha participação no lançamento do Programa 5S numa empresa que é minha cliente. É um tipo de "Diário dos 5S's"ou "A Minha Vida, Antes e Depois dos 5S's"; só não escolhi um destes dois títulos para este post porque achei que não tinham tanta classe.
 
Sim, acredito que esta filosofia tem impactos significativos na vida profissional/pessoal de qualquer um que com ela contacta. Eu não sou exceção e estou muito motivada a trazer os 5S's para dentro da minha casa e da minha rotina.

Bem, filosofias à parte, vamos ao que interessa. Como primeira abordagem aos 5S's, preparei um evento para 200 operadores; foram 10 Turmas e a ação foi repetida durante 10 dias, 1 Turma por dia. Seria um tipo de ação de formação, mas diferente. Ao invés de estarmos numa sala a debater, com o apoio de "mais um Power Point", decidi proporcionar um passeio pela empresa, já que estamos no verão.
 
Após uma breve apresentação dos conceitos, todos receberam a "Cartilha 5S" (disponível para download na página de Facebook do blog, ou aqui).

A seguir, organizados em pequenos Grupos, os participantes saíram da sala com um Roteiro em mãos, uma máquina fotográfica e placas para identificar as fotografias que iriam fazer. O Roteiro dava todas as indicações, tais como percurso, critérios para tirar fotos, perguntas sobre os 5S's e jogos pedagógicos sobre o tema. Também incluí no Roteiro um regulamento, para que todos respeitassem determinadas regras.

Neste tipo de evento, a preparação cuidadosa é determinante para o sucesso; foi necessário definir, em conjunto com a empresa, os objetivos pedagógicos e um percurso viável, passando por diversos setores (que trabalhavam normalmente) e também por zonas externas, para incluir o fator "ar livre", tão importante para o passeio. Todos os setores foram informados antecipadamente sobre a "visita" dos colegas.

Aqui vão algumas imagens do evento:
   
Simulação de um posto de trabalho sem os 5S: procurar números de 1 a 30, pela ordem, em 15 segundos.
 
 

O mesmo posto de trabalho, com o 1º S: senso de Utilização; foram retirados todos os números e letras desnecessários, permanecendo somente os números de 1 a 30.
 


Aqui, com os 1º, 2º e 3º S's: senso de Utilização, de Ordenação e de Limpeza. A cada simulação, tornava-se mais fácil cumprir o objetivo em 15 segundos!



4º S implementado: senso de Higiene/Padronização: todos os números, pela ordem, de 1 a 30. Foi demonstrado que assim, é possível realizar o trabalho em 15 segundos, sem stress! Agora, o mais importante é manter, através do 5º S - senso de Auto-disciplina; nesta fase, qualquer anomalia (neste caso, números em falta) é imediatamente visível e detetável!
 

(Nota: este exercício é uma adaptação do jogo "5S Number Game",  criado por Kirt Tassmer, da Stanley Fastening Systems. O jogo original foi desenvolvido pela RWD Technologies, Ltd.; deixo aqui os meus parabéns e agradecimentos ao autor, pois o jogo é muito eficaz!)


Mais exercícios e jogos pedagógicos:

Questões de múltipla escolha e "Sopa de Letras" sobre os 5S's

 
 
Fotografia tirada pelos participantes, durante o percurso: 
 
Munidos de uma check list orientadora e que refletia, principalmente, os 3 primeiros S's, os participantes tiraram um conjunto de fotografias, criando um arquivo fotográfico "Antes dos 5S's"; através das fotos que eles próprios fizeram, foi despertado o senso crítico dos colaboradores, sobre as vantagens do Programa 5S (nesta foto, vê-se lixo no chão, fora dos contentores).

 
O mais interessante foi constatar que todos os participantes enumeraram um conjunto de motivações e vantagens para a implementação dos 5S's na empresa.

(Pode ler mais posts sobres os 5S's já publicados no blog, aqui).



Happy training,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Celebre. Hoje.





Happy Monday,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Project Update #6





 
 
Semana:
  • Agosto é mês de verão em Portugal e, tradicionalmente, de férias! A maioria dos clientes não está e, assim, as reuniões de consultoria, para acompanhamento presencial dos projetos, são menos frequentes. O mesmo acontece com as ações de formação. Bela oportunidade para o trabalho de back office, tão necessário para estudar, preparar, rever e melhorar. Momento de reflexão e de trabalho um pouco mais solitário (que também é agradável e produtivo!) e, claro, de maior dedicação a este projeto do qual eu cuido com todo o carinho: o blog!


 
São estes os desafios diários que alimentam a minha paixão pela Qualidade.

 
Happy passion,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Melhor da Semana - Week 31/2013

O melhor desta semana foi a experiência de ter ido a uma loja da Sacoor.
 
Claro que a roupa da Sacoor dispensa apresentações; no mundo do trabalho, todos sabemos que é um must.
 
O que foi marcante não foi a compra que fiz (apesar de ter sido uma excelente compra e... em saldo!!). Bem, continuando, o que foi marcante foi o atendimento: personalizado, consistente (sempre que vou a qualquer loja Sacoor, o procedimento é o mesmo), adequado e surpreendente.
 
Meus dados de cliente foram atualizados e, no dia seguinte, recebi um e-mail de agradecimento pela minha visita à loja. Penso que este diferencial fechou a experiência, com chave de ouro.
 
 
 
 A Qualidade dos produtos, apoiada na Qualidade dos serviços; bela combinação!
 
 
 
Parabéns,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.