terça-feira, 6 de agosto de 2013

Os 5S's e Eu

Vou relatar aqui no blog, na 1ª pessoa, a minha participação no lançamento do Programa 5S numa empresa que é minha cliente. É um tipo de "Diário dos 5S's"ou "A Minha Vida, Antes e Depois dos 5S's"; só não escolhi um destes dois títulos para este post porque achei que não tinham tanta classe.
 
Sim, acredito que esta filosofia tem impactos significativos na vida profissional/pessoal de qualquer um que com ela contacta. Eu não sou exceção e estou muito motivada a trazer os 5S's para dentro da minha casa e da minha rotina.

Bem, filosofias à parte, vamos ao que interessa. Como primeira abordagem aos 5S's, preparei um evento para 200 operadores; foram 10 Turmas e a ação foi repetida durante 10 dias, 1 Turma por dia. Seria um tipo de ação de formação, mas diferente. Ao invés de estarmos numa sala a debater, com o apoio de "mais um Power Point", decidi proporcionar um passeio pela empresa, já que estamos no verão.
 
Após uma breve apresentação dos conceitos, todos receberam a "Cartilha 5S" (disponível para download na página de Facebook do blog, ou aqui).

A seguir, organizados em pequenos Grupos, os participantes saíram da sala com um Roteiro em mãos, uma máquina fotográfica e placas para identificar as fotografias que iriam fazer. O Roteiro dava todas as indicações, tais como percurso, critérios para tirar fotos, perguntas sobre os 5S's e jogos pedagógicos sobre o tema. Também incluí no Roteiro um regulamento, para que todos respeitassem determinadas regras.

Neste tipo de evento, a preparação cuidadosa é determinante para o sucesso; foi necessário definir, em conjunto com a empresa, os objetivos pedagógicos e um percurso viável, passando por diversos setores (que trabalhavam normalmente) e também por zonas externas, para incluir o fator "ar livre", tão importante para o passeio. Todos os setores foram informados antecipadamente sobre a "visita" dos colegas.

Aqui vão algumas imagens do evento:
   
Simulação de um posto de trabalho sem os 5S: procurar números de 1 a 30, pela ordem, em 15 segundos.
 
 

O mesmo posto de trabalho, com o 1º S: senso de Utilização; foram retirados todos os números e letras desnecessários, permanecendo somente os números de 1 a 30.
 


Aqui, com os 1º, 2º e 3º S's: senso de Utilização, de Ordenação e de Limpeza. A cada simulação, tornava-se mais fácil cumprir o objetivo em 15 segundos!



4º S implementado: senso de Higiene/Padronização: todos os números, pela ordem, de 1 a 30. Foi demonstrado que assim, é possível realizar o trabalho em 15 segundos, sem stress! Agora, o mais importante é manter, através do 5º S - senso de Auto-disciplina; nesta fase, qualquer anomalia (neste caso, números em falta) é imediatamente visível e detetável!
 

(Nota: este exercício é uma adaptação do jogo "5S Number Game",  criado por Kirt Tassmer, da Stanley Fastening Systems. O jogo original foi desenvolvido pela RWD Technologies, Ltd.; deixo aqui os meus parabéns e agradecimentos ao autor, pois o jogo é muito eficaz!)


Mais exercícios e jogos pedagógicos:

Questões de múltipla escolha e "Sopa de Letras" sobre os 5S's

 
 
Fotografia tirada pelos participantes, durante o percurso: 
 
Munidos de uma check list orientadora e que refletia, principalmente, os 3 primeiros S's, os participantes tiraram um conjunto de fotografias, criando um arquivo fotográfico "Antes dos 5S's"; através das fotos que eles próprios fizeram, foi despertado o senso crítico dos colaboradores, sobre as vantagens do Programa 5S (nesta foto, vê-se lixo no chão, fora dos contentores).

 
O mais interessante foi constatar que todos os participantes enumeraram um conjunto de motivações e vantagens para a implementação dos 5S's na empresa.

(Pode ler mais posts sobres os 5S's já publicados no blog, aqui).



Happy training,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

5 comentários:

J.S. Fernandes disse...

Muito bom esse post!
Estamos começando a montar o material para implementar o 5S na empresa que trabalho e é excelente ler artigos como este para se ter uma ideia de por onde começar.

I Love Mondays disse...

Obrigada, Juliana. Realmente este e outros posts sobre os 5S retratam os passos que eu estou seguindo para implementar o Programa 5S. Espero que seja útil para você e que possamos continuar a troca de ideias. Abraços, Mari.

Adélia Di Buriasco disse...

I love Mondays há uns dois anos e me inspiro nesses posts. Amei os relatos desse 5S que tem um poder transformador interior que levamos para casa também.
Sucessos sempre Mari, seus fãs do Brasil estão sempre por aqui.

Adélia Di Buriasco disse...

I love Mondays há uns dois anos e passeio sempre por aqui para me inspirar. Gostei muito desse do 5S e realmente os frutos se multiplicam em nossa vida pessoal.

Parabéns Mari, sucessos sempre. Seus fãs do Brasil estão sempre por aqui.

I Love Mondays disse...

Adélia, muito obrigada pelo seu comentário. É muito bom saber que a partilha das minhas experiências pode inspirar pessoas do outro lado do Atlântico! O mais curioso é lembrar que um quiz que você publicou,também me inspirou a elaborar quizes sobre a Qualidade. Sucesso para você também, Mari.