domingo, 29 de novembro de 2015

White Monday

Na ressaca da Black Friday, amanhã - White Monday!

Comece a escrever a semana da melhor forma; fresh start, como uma folha de papel em branco.



Happy Monday,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Novidade no Blog - Cartilha ISO 9001:2015

Novidade no blog! Um eBook com 10 preguntas sobre a ISO 9001:2015!
 
De uma forma muito simples, 10 perguntas e respostas que podem ajudar a esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a nova versão da norma.




Para fechar "Novembro - Mês da Qualidade" com chave de ouro, distribua para os colaboradores da sua empresa, para que todos comecem a reflexão sobre o tema.
  
Pode fazer o download da "Cartilha ISO 9001:2015 - 10 Perguntas e Respostas", aqui.


Happy eBooks,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O Que Fazer?




Explorar a ISO 9001:2015:

1. Identificar o contexto da Organização e as partes interessadas (e seus requisitos);

2. Identificar os processos necessários para concretizar a interface contexto/partes interessadas;

3. Identificar os riscos/oportunidades;

4. Aplicar o PDCA;

5. Definir a extensão do planeamento e controlo dos processos, com base nos riscos.

6. Para tratar os riscos/aproveitar as oportunidades, pode ser necessário fazer alterações aos processos/produtos/SGQ; neste caso...

7. Gerir a mudança!



Happy Monday,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

5S em Casa!

Necessita de inspiração para implementar os 5S no seu local de trabalho? Comece em casa!
 
Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar… quantas vezes não ouvimos as nossas mães ou avós a dizer isso? A verdade é que, no tempo delas, era mais fácil fazê-lo; elas não viviam rodeadas dos gadgets e dos mil e um pequenos objetos que "oprimem" as nossas casas, nem tinham saldos quatro vezes por ano para encher os armários de roupa que nunca se chega a vestir…
 
Temos de o admitir: hoje em dia, a maior parte de nós tem a casa cheia de tralha. E o problema é que essa tralha que nos rodeia tem uma influência muito tênue mas profundamente negativa na nossa qualidade de vida. Habitar (e trabalhar!) num espaço desordenado faz-nos ser mais desorganizados na maneira de pensar e de nos comportarmos.
 
A fórmula é simples: espaços desarrumados e feios resultam de estados de espírito infelizes, e causam ainda mais infelicidade; espaços bonitos e arrumados resultam numa vida bonita e arrumada. Mas como o conseguir? Afinal, eliminar a tralha das nossas vidas dá tanto trabalho que a maior parte de nós nem saberia por onde começar…
 
É aqui que entra o método mágico de Marie Kondo, a especialista japonesa em arrumação que está a fazer furor em todo o mundo. "Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida" é o best-seller internacional que está a transformar a vida de milhões de leitores em todo o mundo. Revela os segredos e ferramentas simples, práticos e profundamente sábios de Marie Kondo para deitar fora o que não interessa, cuidar do que interessa e transformar os espaços em ambientes de tranquilidade e ordem.


Saiba mais sobre o livro, aqui.




Happy home,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A Qualidade é para Mim?

Sim, a Qualidade é para você, para mim e para todos.
 
Um trabalho bem feito, na primeira vez, é mais rápido, mais rentável e mais gratificante! Repetir para corrigir erros gera custos da não Qualidade e, direta ou indiretamente, haverá impacto nos clientes.
 
Os conceitos e princípios de Gestão da Qualidade aplicam-se a qualquer tipo de atividade, são transversais a todos os colaboradores, a todas as profissões.
 
 


Sendo assim, toca a divulgar a Qualidade na sua empresa; envolva as pessoas em "Novembro - Mês da Qualidade", motivando-as para a Excelência!
 
Promova a abordagem preventiva da Qualidade, proporcione formação, melhore o ambiente físico e comportamental através da filosofia 5S, aposte na gestão visual dos locais de trabalho, implemente mecanismos que previnam o erro humano,...

Mais ideias para dinamizar Novembro - Mês da Qualidade, aqui.



Happy month,
I Love Mondays




Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Question and Answer #2

Fui contactada por uma leitora que, após ler a "Cartilha ISO 9001:2015", observou que a norma já não refere as "exclusões permitidas" e colocou-me a seguinte questão:
 
 
"A figura das "exclusões permitidas" não faz parte da nova versão da norma ISO 9001:2015. Fiquei preocupada com os requisitos que não são aplicáveis à minha empresa. Vou ter de aplicar toda a norma? Fiquei na dúvida..."
 
 


Cara leitora, aqui vai a minha resposta:
 
A nova edição da norma não prevê mais a figura das “exclusões permitidas”, como havia na versão da ISO 9001:2008. Em princípio, todos os requisitos serão aplicáveis.
De qualquer forma, está explicado na própria norma que nem sempre é assim:
  • Leia o Anexo A (A5), onde pode encontrar ajuda para ver se, na sua empresa será possível rever a aplicabilidade de alguns requisitos da norma, em função da complexidade, atividades desenvolvidas, riscos, entre outros fatores;

  • Consulte a cláusula 4.3, onde também há referência sobre aplicar os requisitos da norma, desde que sejam aplicáveis dentro do âmbito do SGQ. Deve apresentar uma justificação para considerar qualquer requisito não aplicável, e que isto não afete a capacidade e a responsabilidade da sua empresa para assegurar a conformidade dos produtos e serviços e aumentar a satisfação dos clientes.
 
Espero ter ajudado.



Happy answers,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

domingo, 8 de novembro de 2015

Comunicar Melhor

Sabia que uma grande parte dos erros administrativos, defeitos e confusões são devidos a problemas de comunicação?

 
 
Para esta 2ª-feira, proponho a reflexão sobre a nossa capacidade de comunicar melhor e lanço o seguinte tema para exercitarmos durante a semana:
 
  • Clareza e assertividade;
 
Aceita o desafio?
 
 
 
Happy Monday,
I Love Mondays




Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Dispositivos Médicos: Notícias Frescas!

A norma ISO 13485 assegura a uniformização dos Sistemas de Gestão da Qualidade para a fabricação de dispositivos médicos e a sua implementação assegura confiança para os utilizadores e profissionais.


Com publicação prevista para o início de 2016, a norma ISO 13485 (Medical devices – Quality management systems Requirements for regulatory purposes), está atualmente em revisão e acaba de passar para FDIS (Final Draft International Standard).
 
A norma é baseada na ISO 9001 mas contém requisitos específicos para a indústria dos dispositivos médicos, abrangendo as atividades de design, produção, instalação e prestação de serviços relacionados com dispositivos médicos.
 
Saiba mais, aqui.



Happy satandards,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

E Assim, de Repente...

E assim, de repente, hoje é dia 3 de Novembro. Estamos no Mês da Qualidade!

Organize algo especial na sua empresa para comemorar, divulgar e dinamizar a Qualidade mas, principalmente, para envolver as pessoas, pois a Qualidade é feita por elas.
Quer um exemplo? Utilize o requisito 7.3 da Norma ISO 9001:2015 como guia para preparar algumas atividades. Assegure que as pessoas que trabalham sob o controlo da sua Organização estão conscientes dos seguintes fatores:


a) Política da Qualidade: sugiro este Jogo Pedagógico para divulgar a Política da Qualidade;

b) Objetivos da Qualidade relevantes: pode dinamizar a divulgação dos objetivos, utilizando gráficos; mande produzir painéis grandes, afixe-os em locais estratégicos na empresa, aposte no apelo visual!
 
c) Contributo individual para a eficácia do SGQ: os colaboradores sabem qual é o contributo de cada um? Estão conscientes dos benefícios de uma melhoria do seu desempenho? Organize reuniões de brainstorming, jogos, sessões de vídeo, por forma a clarificar as responsabilidades de cada colaborador para atingir a eficácia do SGQ;
 
d) Implicações das não conformidades com os requisitos do SGQ: promova a consciência sobre o impacto das não conformidades; por exemplo, divulgue casos práticos, reclamações ou outras situações que possam ilustrar o ponto de vista do cliente. Os erros no trabalho de cada um terão consequências para o cliente; promova o claro entendimento deste facto para todos! Sugiro este Jogo Pedagógico.
 
Bem, as pessoas que trabalham sob o controlo da Organização são os colaboradores, mas também podem ser os colaboradores dos subcontratados, não esqueça de preparar algumas atividades para integrá-los também.
 
Novembro, love Quality.


 
Happy month,
I Love Mondays
 


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.