quinta-feira, 9 de abril de 2015

Perigos e Riscos

Muito se tem falado sobre o risk based thinking, o pensamento baseado no risco, preconizado na nova revisão da ISO 9001, a ser publicada em 2015.
 
Pretende-se abandonar o conceito de ação preventiva, enquanto iniciativa isolada, substituindo-o pelo pensamento baseado no risco, uma postura proativa de prevenção, que deverá estar presente em todo o SGQ. Agora, as ações preventivas passam a ser parte do planeamento estratégico!
 
Esta é e sempre foi a essência da Gestão da Qualidade e intuitivamente, todas as organizações já abordam as suas atividades e o seu SGQ, tendo em consideração os riscos, ou os efeitos da incerteza na concretização dos seus objetivos.
 
Riscos e oportunidades deverão ser identificados e tratados, mas é importante perceber que não haverá na norma, nenhum requisito sobre a necessidade de implementar e documentar um processo de gestão do risco formalmente. Cada organização deverá aplicar o risk based thinking (de maneira formal ou não), de acordo com o contexto no qual está inserida e com os próprios riscos identificados. Bom senso, pleeeeease!!!!

Mas, por onde começar? Sabe qual é a diferença entre perigo e risco?

Para ajudar a responder estas questões, encontrei este excelente vídeo, que pode ser um bom começo; ainda teremos muito o que estudar e debater sobre risk based thinking, mas aqui vai uma primeira reflexão sobre o tema:




Perigo: possibilidade de algo causar danos/consequências indesejáveis; risco: probabilidade dos danos/consequências indesejáveis ocorrerem.

Saiba mais sobre a revisão da ISO 9001 aqui.



Happy risks,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.