terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Para 2015

Antes de expressar os meus desejos para 2015, vou agradecer a você, que acompanhou o Blog I Love Mondays durante todo o ano de 2014.
 
Foi muito bom poder contar com a sua presença aí deste lado; muito obrigada pelo interesse demonstrado e pela partilha de experiências. 

E, para 2015, espero que nós, profissionais da Qualidade, possamos apostar na verdadeira utilidade dos Sistemas de Gestão que implementamos.

Simplificar e acrescentar valor! Estes serão os principais desafios para o Ano Novo.





Happy New Year,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Análise SWOT - Primeira Abordagem

Para a primeira abordagem à Análise SWOT aqui no blog, escolhi este vídeo, que explica e ilustra conceitos básicos de planeamento estratégico... em 1 minuto!
 
A Análise SWOT faz parte do planeamento estratégico e é conhecida pelas iniciais das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats, cuja tradução é Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
 
Recordo que, apesar de não estar ainda concluída, é sabido que a revisão da norma ISO 9001 (a ser publicada em 2015), caminha no sentido da identificação do contexto no qual a empresa está inserida e também no risk based thinkig, ou seja, no pensamento baseado no risco.

A figura da ação preventiva, isoladamente, deixará de existir e, sendo assim, o risk based thinkig deverá nortear toda a conceção e implementação do SGQ refletindo-se, por exemplo, na escolha e implementação do método mais robusto e imune aos erros, para a execução de uma determinada atividade.
 
A abordagem aos riscos deve ser mais ou menos formal, de acordo com a empresa, o contexto no qual a mesma se insere e, claro, com os riscos relacionados com os seus processos/produtos.
 
O bom senso, novamente, é a melhor alternativa para estas abordagens. De qualquer forma, a Análise SWOT pode ser uma interessante ferramenta, para contextualizar a organização, identificar fatores internos (Forças e Fraquezas), bem como fatores externos (Oportunidades e Ameaças).




Tenho a certeza de que este excelente vídeo despertará a curiosidade dos leitores, no sentido de aprofundar os conhecimentos sobre a Análise SWOT e, também, de encontrar outras ferramentas que possam ser adequadas para concretizar o risk based thinking nas suas empresas, tais como o FMEA (Failure Mode Effect Analisys), HACCP (Hazard Analisys of Critical Control Points), entre outras.



Happy SWOT,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Natal

E se a sua empresa oferecesse um livro a cada colaborador, (sobre temas relacionados com a Qualidade, que tal?) para agradecer pela participação no SGQ durante o ano?
 

wook é uma oferta?



Aqui vai a minha primeira sugestão:

Um livro que explica a Gestão da Qualidade e a norma ISO 9001 através de casos práticos e exemplos, numa linguagem simples e direta.

A autora, Maria de Lurdes Antunes,  explicita os conceitos fundamentais e interpreta a norma NP EN ISO 9001:2008, demonstrando que a Qualidade pode ser aplicada com vantagens evidentes, sem grandes complicações e investimentos, por qualquer organização, independentemente da sua atividade ou dimensão.

Saiba mais aqui.



Happy books,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Ano Novo, Ano Velho

Contrariar a tendência de esperar pelo Ano Novo para fazer as tais promessas: tudo novo, SGQ novo, atitude nova, projetos novos... Em 2015, haverá uma nova edição da ISO 9001 (realmente, NOVO é a palavra de ordem!).
 



Ainda temos muitos dias do Ano Velho para aproveitar. O que fazer, então, com o SGQ?

Proponho algumas atividades para Dezembro:

  • Antecipe-se! Não fique à espera que a ISO 9001:2015 seja publicada, para começar a pensar na transição do SGQ; OK, há muitos aspetos da revisão da norma que ainda não estão consolidados, mas comece por reunir alguma informação e refletir sobre o impacto das alterações no SGQ (por exemplo, o contexto no qual a organização está inserida, risk based thinking,...). Leitura recomendada: site da ISO;

  • Faça o balanço/retrospetiva do ano, com olhar crítico, mas abrangente: observe as não conformidades que foram tratadas e encerradas: existem tendências? São repetitivas? Talvez a frequência de não conformidades que, ao longo do ano foram consideradas "menores", justifique ações corretivas para o conjunto das situações;

  • As ações corretivas abertas foram encerradas e eficazes? E as reclamações, já estão com as ações corretivas encerradas e com a eficácia avaliada?

  • As ações de formação ministradas aos colaboradores foram eficazes? Recordo que, vale a pena investir em formação, mas o retorno deste investimento deve ser avaliado;

  • Os objetivos foram concretizados? Se sim, não se esqueça de agradecer e felicitar os seus colegas; as boas notícias também são importantes para o SGQ! Se não, agradeça a participação dos colegas mas recorde que a melhoria será o principal desafio para 2015.


Happy year,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.