sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Chave de Ouro

Para fechar Novembro, o Mês da Qualidade, com chave de ouro, proporcione um momento de cinema para os seus colegas. Aproveite uma parte da hora do almoço, por exemplo, e ofereça um café!

Na foto abaixo, o vídeo é sobre segurança e propõe a seguinte questão: "Com os olhos vendados, sente-se preparado para iniciar mais um dia de trabalho?"

Para tornar a experiência mais intensa, antes de iniciar a sessão, pedi que todos fechassem os olhos, cobrindo bem com a ajuda das mãos e aí fiz a pergunta: "Assim, com os olhos vendados, sentem-se preparados para um dia de trabalho?" Claro que todos responderam "Não".




Após o vídeo, orientei o debate para que os participantes refletissem sobre riscos, falta de limpeza e arrumação no local de trabalho, métodos de trabalho perigosos, não utilização dos EPI's recomendados e não cumprimento das regras de segurança estabelecidas (atenção ao excesso de confiança, que influencia o não cumprimento das regras!).
 
Se o tema for a Qualidade, os vídeos que eu recomendo estão aqui no blog (de curta duração e com conteúdo divertido, dinâmico e interessante). Claro que estes vídeos devem ser a base para um pequeno debate ou para a realização de exercícios que facilitem a transferência dos conceitos para o contexto de trabalho.

O Mês da Qualidade está a chegar ao fim, mas a discussão sobre a Qualidade é intemporal. Aproveite estas ideias e continue!



Happy key,
I Love Mondays


(Vídeo "O Jogo da Cabra Cega", produzido pela Training Direct)

 
Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Bright and Early

E depois de alguns dias de pausa para uma pequena viagem, o blog está de volta e a rotina também: acordar cedo, em Lisboa.






Happy week,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Imagens de Informação

A cláusula 8.4 da ISO 9001 - Análise de Dados, pressupõe que os dados do SGQ sejam tratados e analisados, para demonstrar a eficácia do sistema e, também, para direcionar os esforços de melhoria.
 
Proponho, então, a seguinte reflexão:
 
  • A análise de dados que está a efetuar na sua empresa traz, realmente, valor acrescentado?
 
  • Os dados recolhidos e tratados estão a ser divulgados para os colaboradores? (É importante divulgar para sensibilizar!).
 
  • A análise de dados realmente desencadeia a melhoria contínua?
 
Para tornar a análise de dados mais eficaz e produtiva, sugiro a utilização das Ferramentas Básicas da Qualidade ou outras técnicas estatísticas e gráficas. Através dos gráficos, a informação é tratada e pode ser divulgada de forma mais clara para todos.
 
As imagens de informação que os gráficos proporcionam, facilitam a visualização e o entendimento; todos verão a mesma coisa, ao mesmo tempo, de forma objetiva e sem margem para conflitos e confusões.
 
 


 
 
Que tal dinamizar a análise de dados e divulgar para os seus colegas, para comemorar Novembro - Mês da Qualidade na sua empresa? Posso garantir que a informação tratada desta forma atrativa e visual, vai gerar maior curiosidade e interesse!



Novembro: love Quality.



Happy Month,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

domingo, 2 de novembro de 2014

Obra Prima

Como amanhã é 2ª-Feira, vamos começar já a pensar em mais uma atividade para dinamizar Novembro - Mês da Qualidade?
 
Lance um concurso de desenhos sobre a Qualidade, para os colaboradores da sua empresa. Ficará surpreso com o talento e a criatividade dos seus colegas!
 
Organize na empresa, uma exposição de arte, com os trabalhos de todos (e não se esqueça de enviar informação para os colaboradores sobre o local onde estará a decorrer a exposição). 
 
A visita à exposição e os comentários sobre os desenhos dos colegas servirão para promover a discussão sobre a Qualidade na empresa.
 
 
 

Novembro: love Quality.



Happy Monday,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sábado, 1 de novembro de 2014

Ferramentas da Qualidade

Divertido Quiz lançado pela Revista Quality Progress, para aprender um pouco mais sobre as Ferramentas Básicas da Qualidade.





 Escolha a sua ferramenta favorita e veja o que ela diz sobre você!

Iniciando as atividades para comemorar Novembro, Mês da Qualidade 2014!



Happy Month,
I Love Mondays


Fontes: ASQ e Quality Progress



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.