sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Project Update #15




 
  • 3ª-Feira: preparação do "Dia D" em duas áreas de uma empresa, em fase de implementação dos 5S; momento para fazer o diagnóstico inicial das áreas e identificar os principais problemas que deverão ser resolvidos através dos 5S (Leia mais sobre os 5S aqui);
 
 
  • 6ª-Feira: acompanhamento de um cliente que teve a sua primeira auditoria interna com incidência sobre todo o SGQ. Não audito um SGQ que ajudei a implementar, como consultora; sendo assim, convido outro auditor, para proporcionar uma análise externa e isenta. Momento para identificar as oportunidades de melhoria e preparar a Organização para a auditoria de concessão.

 

São estes os desafios diários que alimentam a minha paixão pela Qualidade.


Happy passion,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Coffee

Que não restem dúvidas: continuamos a amar as 2ªs-feiras, sim.
 
Mas hoje, o frio do Outono já se faz sentir, está chovendo e ninguém é de ferro.
 
Coffee, please!
 




Happy Monday,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

domingo, 12 de outubro de 2014

Dia da Criança





Happy day,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Simplifique!

O que é que já fez hoje, para encantar os seus clientes?
 



Quer uma sugestão? Simplifique! 
 
Em muitas empresas, os processos com impacto direto no cliente estão estruturados numa ótica interna: "...agora realizamos esta atividade, depois outros colegas executam esta outra atividade, a seguir, aquele Departamento valida as atividades anteriores..." E o cliente, onde entra nesta estória?

Proponho a seguinte reflexão: desenhe os processos sob a perspetiva do cliente: quantas voltas o cliente terá que dar para receber o produto/serviço pretendido? O que é possível simplificar neste fluxo de atividades?

Conceber um SGQ, descrever os processos de realização e de gestão, elaborar documentação de suporte, proporcionar evidências do trabalho realizado, definir e acompanhar indicadores de desempenho, tratar as não conformidades: será esta a verdadeira essência da Gestão da Qualidade?

Não permita que a implementação do SGQ (que requer muitas horas de empenho e dedicação!) desvie a sua atenção do foco principal, que é o cliente.

E, para encerrar, repito a questão inicial: o que é que já fez, hoje, para encantar os seus clientes?

Nota: este post foi inspirado numa experiência vivida por mim, como cliente. O processo está estruturado da forma como a empresa considerou adequada e eu (a cliente!), tive que me adaptar à complicação e não consegui obter o serviço que pretendia...



Happy customers,
I Love Mondays
 


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

As suas Instruções são Claras? Tem a Certeza?

Vamos começar a preparar atividades e eventos para dinamizar Novembro, o Mês da Qualidade 2014?
 
Para envolver os seus colegas no SGQ e chamar a atenção para a importância de elaborar documentação clara, proponho este jogo pedagógico, o Jogo das Instruções.

É uma experiência muito interessante, em que os participantes poderão "sentir na própria pele", as dificuldades de transmitir orientações objetivas, para que todos interpretem da mesma forma e ao mesmo tempo.

Como sempre salientei aqui no blog, qualquer jogo pedagógico deve ser preparado e utilizado sob a coordenação de um formador experiente, que defina os objetivos específicos e dinamize a sessão de forma adequada, não permitindo que seja levado menos a sério.

Tomadas estas precauções iniciais, estabeleça as regras para o grupo:
  • Efetuar o exercício proposto, individualmente e em silêncio;
  • Não demonstrar reações;
  • Não conversar com os colegas;
  • Não mostrar o trabalho para ninguém.

A partir daí, apresente ao grupo, a missão a cumprir: todos devem desenhar um animal com as seguintes caraterísticas:
  • Tem olhos pequenos;
  • É grande, alto;
  • Tem uma cauda muito comprida;
  • Tem o corpo coberto de pelos;
  • As orelhas são salientes e redondas;
  • Tem pés enormes.

Concluídos os desenhos, exponha-os, lado a lado, e mostre aos participantes. O resultado é surpreendente: todos receberam as mesmas instruções, mas não há dois "animais" iguais!
 



Oriente o debate de modo a proporcionar uma reflexão sobre os Procedimentos e Instruções de Trabalho em vigor na empresa (ou em elaboração, se for um SGQ ainda a ser implementado):
  • Os documentos são inequívocos, de interpretação objetiva e clara para todos os colaboradores?
  • Estes documentos estarão, realmente, acrescentando valor?
  • A normalização de procedimentos entre todos os colaboradores, está a ser conseguida? 
  • Em que medida os documentos escritos poderão ser substituídos por ajudas visuais?

Este jogo foi adaptado por mim, a partir do original "A Dinâmica da Ordem", que é parte integrante da "Coletânea de Dinâmicas", de André Felipe. André, obrigada e parabéns pela excelente coletânea!



Happy animals,
I Love Mondays

(Pode obter mais ideias para preparar as comemorações do Mês da Qualidade 2014 na sua empresa, aqui).



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.