segunda-feira, 28 de julho de 2014

Unique

O que o torna único no seu ambiente de trabalho? Como é que você se diferencia dos demais?
 
Utilize as suas habilidades e aptidões, acrescente responsabilidade, dedicação, empenho e perseverança; não se esqueça da atitude positiva perante o seu trabalho, tão promovida aqui no blog.
 
Que tal uma lista das caraterísticas que o tornam único e especial? Vamos experimentar? (Sim, eu também vou fazer este exercício).




Vale a pena refletir sobre esta questão.


Happy Monday,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

eBook "Qualidade... pela Metade"

Este eBook é uma compilação dos posts publicados aqui no blog, na rubrica Qualidade... pela Metade.
 
Um conjunto de situações e exemplos vividos por mim, onde a Qualidade não foi totalmente conseguida. Utilize os casos (um a um ou em conjunto), para dinamizar reuniões ou ações de formação sobre a Qualidade na sua empresa.

O eBook inclui uma Ficha de Trabalho, para orientar o debate. Centenas de pessoas já fizeram o download do e Book "Qualidade... pela Metade". Pode aceder através da página de Facebook do blog (aqui), e fazer o download também.
 
 
Fazer o download aqui.
 
 
 
 
Qualidade deseja-se. Por inteiro.
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Summer

Simplesmente, 2ª-feira em pleno verão.






Happy Summer,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Argumentos, Conflitos e Dados

Os seus argumentos são convincentes?

Tenho testemunhado um certo desânimo em colaboradores das empresas com as quais contacto, por não conseguirem fazer passar algumas mensagens. As situações relatadas são, por exemplo:

- Não consigo autorização para avançar com os projetos de melhoria que sugiro...
 
- Mesmo explicando as vantagens, não tenho legitimidade nem autorização superior para implementar algumas mudanças...
 
- Alterações e melhorias que me parecem óbvias, não são vistas assim pelos meus superiores hierárquicos...
 
- Já falei várias vezes com o meu chefe, mas não adianta...
 
E o rol de queixas continua...
 
Sinceramente, não penso que o problema esteja nos projetos de melhoria nem nas mudanças propostas; penso, sim, que os argumentos é que são fracos, ou melhor, estão a ser apresentados de maneira pouco eficaz.
 
Já pensou em expor os seus projetos de melhoria sob a forma de gráficos? Utilizando dados e factos, tratados com apelo visual e através da aplicação de ferramentas da Qualidade tais como fluxogramas, histogramas e diagramas de Pareto?
 
Os gráficos fornecem "imagens da informação", que será percebida ao mesmo tempo e da mesma forma, por todos os intervenientes.
 
Argumentos inequívocos, em imagens, não darão espaço para conflitos e subjetividade no entendimento. Experimente!

Ah! Não se esqueça de traduzir os factos na linguagem percebida pelos Gestores: custos, custos da não Qualidade, % de redução de custos, investimentos na prevenção versus redução dos custos da falhas, custos da não Qualidade/volume de vendas,...
 
Aquele outro blá, blá, blá - reclamações, produtos não conformes, quilos de sucata, potenciais perdas de encomendas, clientes insatisfeitos, perdas de tempo, excesso de burocracia, duplicação de registos - é adequado aos operadores e chefias intermédias; a Gestão de Topo só entende $$$.





Vale a pena refletir sobre esta questão.


Happy images,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Demonstrar os 5S

Utilizei esta dinâmica numa ação de formação sobre os 5S, para demonstrar a aplicação prática de cada um dos SENSOS (com maior ênfase nos 3 primeiros), bem como as suas vantagens.

Adaptei o conhecido exercício sobre Lean Manufacturing - "A Fábrica de Canetas" - e construí uma simulação de montagem de canetas, onde os participantes puderam experimentar e "sentir na própria pele".
 
1ª Parte do exercício: sem os 5S. As equipas vão competir entre si, para conquistar um cliente que pretende encomendar canetas. A especificação do cliente é que cada caneta deve ter a carga, a tampa e a tampinha do fundo de cores diferentes; as canetas devem ser entregues em lotes de 5, organizadas pela cor da tampa. O cliente irá comprar da fábrica que conseguir ser mais rápida.
 
O material fornecido para cada equipa:
  • 10 canetas azuis, 10 canetas vermelhas e 10 canetas pretas.
A confusão instalou-se rapidamente, todos queriam executar o trabalho e vencer a concorrência, o mais depressa possível. Componentes a rolarem para o chão, produtos não conformes, operações desnecessárias e ausência de um método de trabalho previamente definido foram algumas das situações observadas.
 
 
 
 
Sem os 5S: canetas desmontadas de forma desordenada, num espaço de trabalho cheio de objetos e documentos que não são necessários à execução da tarefa.



2ª Parte do exercício: Repetiu-se a simulação, mas desta vez as equipas deveriam repor as canetas com a carga, tampa e tampinha do fundo da mesma cor, com a implementação dos 3 primeiros S's:

  • SEIRI - senso de Utilização: tudo o que não era necessário à montagem das canetas, foi retirado das mesas;
  • SEITON - senso de Ordenação: foram definidos locais determinados para cada componente e para o produto final, e tudo foi identificado, por forma a ficar claro e visível; qualquer pessoa conseguiria realizar o trabalho, através das legendas e ajudas visuais instaladas sobre as mesas;
  • SEISO - senso de Limpeza: antes de iniciar a identificação e a arrumação, as mesas foram limpas.

Foi também fornecido, para cada equipa, um rolo de fita adesiva, para a implementação do SEITON.



Início da arrumação do espaço de trabalho.



 Utilização de uma ajuda visual para identificar o componente (e a respetiva cor) que deveria ficar armazenado neste espaço.



 


  

SEITON: um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar.



Na foto abaixo, observa-se o detalhe da tabela criada para registar os resultados do controlo da Qualidade. Após a realização do exercício, foi identificada a necessidade de melhorar a normalização da linguagem e da simbologia;  cada participante preencheu a tabela (conforme/não conforme) com símbolos diferentes, pois não havia uma regra previamente definida. Neste caso, foi demonstrada a importância do 4S - SEIKETSU, o senso de Padronização.


 Tabela para o registo dos resultados do controlo da Qualidade dos produtos.



E, claro, depois de todo este trabalho, o SHITSUKE - senso de Autodisciplina, será determinante para manter os 5S ao longo do tempo. Comportamentos e atitudes adequados, para consolidar os resultados!



Happy factory,
I Love Mondays


Quer saber mais sobre os 5S? Faça download da "Cartilha 5S" (aqui) e leia os outros posts sobre os 5S já publicados no blog (aqui).




Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

domingo, 13 de julho de 2014

Team

Para amanhã, proponho: reflita sobre a sua capacidade de trabalhar em equipa.




Uma bela forma de começar uma semana nova: identifique atitudes e comportamentos que pode melhorar para aprimorar as suas habilidades de trabalhar em equipa. Eu também vou fazer este exercício.
 
Ah! Obrigada aos leitores que me enviaram este vídeo; valeu a sugestão!
 
 
 
Happy Monday,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Rockfalls

As ações corretivas que tem implementado ultimamente na sua empresa, eliminam as causas das não conformidades ou só mascaram os problemas?
 



Vale a pena refletir sobre esta questão.


Happy rocks,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Qualidade e Livros, Livros, Livros

Aqui vai uma excelente dica de leitura, para principiantes (e não só!). Um livro que explica a Gestão da Qualidade e a norma ISO 9001 através de casos práticos e exemplos, numa linguagem simples e direta.

Posso assegurar que o livro, trazido por uma das formandas, provocou entusiasmo numa turma do curso "Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade", que ministrei há uma semana.

A autora, Maria de Lurdes Antunes,  explicita os conceitos fundamentais e interpreta a norma NP EN ISO 9001:2008, demonstrando que a Qualidade pode ser aplicada com vantagens evidentes, sem grandes complicações e investimentos, por qualquer organização, independentemente da sua atividade ou dimensão.

Saiba mais aqui.



Happy books,
I Love Mondays




Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Já?

De repente, já é 2ª-feira novamente e saltei de um post "Happy Monday" para outro!
 
 
 
 
Uma pequena ausência aqui do blog, mas justificada por um conjunto de compromissos de trabalho. A partir de agora, retomo o ritmo de publicação, sempre a tempo de desejar a todos uma excelente semana.
 
 
Happy Monday,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.