domingo, 25 de maio de 2014

Envolvimento

Para esta semana, proponho: envolva-se com a Qualidade.
 



Cada colaborador contribui para a satisfação dos clientes, direta ou indiretamente. E você, sabe qual é o contributo do seu trabalho para a satisfação dos clientes?
 
 
 
Happy Monday,
I Love Mondays
 
 
Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Minha Empresa Vai Mudar?




Não se iluda, pensando que os 5S vão mudar a sua empresa.


Não se iluda, pensando que a sua empresa vai mudar por causa dos 5S.


O que muda (e deve mudar), gradualmente, são as pessoas, para que a filosofia 5S possa ser transformada num projeto de sucesso em qualquer organização, como um programa educacional e não de ordem, arrumação e limpeza no local de trabalho.

São os comportamentos e atitudes que transformam, e não "um novo Programa" ou "um novo Projeto". Insistência e persistência, para além de um bom plano de gestão da mudança, são ingredientes necessários e indispensáveis.




Um caso prático para ilustrar este tema: para implementar o SEISO - Senso de Limpeza, foram disponibilizados em todos os setores da empresa, contentores de cores diferentes, adequados para a recolha diferenciada de resíduos; cada contentor (e respetivos locais) está identificado através de rótulos e de placas indicativas do que deve ser nele depositado. Restos de maçã foram encontrados no contentor destinado às embalagens de plástico...

Incentivar os colaboradores a alargarem a filosofia 5S para a vida pessoal, também pode ser uma boa alternativa. A autodisciplina no local de trabalho, começa em casa:


 

 
Bibliografia para complementar este post:

Pode fazer o download da "Cartilha 5S" para utilizar como apoio nas sessões de formação sobre o tema.

Livro "A Força do Hábito", de Charles Duhigg: saiba como perceber e corrigir os hábitos, na vida e no trabalho e habitue-se a mudar!



Happy change,
I Love Mondays

Nota: estes vídeos, já tinham sido utilizados em posts mais antigos, publicados no blog (aqui e aqui).



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

domingo, 18 de maio de 2014

Sunday Night

Que tal substituir aquela velha angústia de Domingo à noite por atividades mais produtivas? Não espere pela 2ª-feira; antecipe-se e tenha uma excelente semana:
  • Reveja a agenda;
  • Prepare-se para os compromissos;
  • Abasteça o seu suprimento semanal de "lanchinhos" saudáveis para levar para o trabalho: frutas, iogurtes, nozes;
  • Organize-se mentalmente.






Happy Sunday,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sábado, 17 de maio de 2014

Qualidade... pela Metade - O Tal Papel

Recebi, aqui no prédio onde moro, a visita de dois funcionários da empresa que presta serviços de manutenção, para fazerem o diagnóstico dos exaustores do condomínio. Ao todo, são 16 equipamentos e, alguns, deixaram de funcionar por avaria dos motores.
 
Percorreram o condomínio durante uma tarde, identificaram alguns motores que deverão ser substituídos e prometeram que iriam enviar alguém brevemente, para concluir o serviço.
 
Após 3 semanas, vieram, finalmente, os outros técnicos, para desmontar os motores avariados.
 
Qual não foi a minha surpresa quando ouvi a conversa entre eles e o porteiro:
 
- Acho que era este...
 
- Tem a certeza?
 
- Ah! E aquele também. Ou será aquele outro?
 
Eu não podia acreditar que os técnicos vieram para fazer um trabalho sem um documento que relatasse o diagnóstico efetuado anteriormente pelos colegas!
 
 
 
 
E continuaram:
 
- Vamos, então, telefonar para os colegas que vieram fazer o diagnóstico, esperemos que eles se lembrem de alguma coisa.
 
- Não se esqueça que o João já não trabalha na empresa, está de mudança para a Inglaterra, será que vai atender o telefone?
 
Perguntei pela Ordem de Trabalho, o tal papel que, na minha opinião, teria prevenido toda a confusão. Disseram que não faz parte dos procedimentos da empresa, não necessitam de nenhum papel.
 
Bem, eu poderia utilizar este exemplo para ilustrar o não cumprimento de diversas cláusulas da norma ISO 9001, tais como a 7.5.3 - Identificação e Rastreabilidade e a 7.5.4 - Propriedade do Cliente.
 
Também poderia citar que uma Ordem de Trabalho (com todo o histórico da intervenção desde a primeira visita, com uma definição do serviço a ser efetuado na segunda visita e com as rubricas dos intervenientes), seria uma excelente alternativa para assegurar a comunicação entre colegas e para orientar os trabalhos. Nenhum colaborador deveria aparecer assim, na casa dos clientes, sem um documento que defina a intervenção a executar.
 
Claro que também poderia referir os custos da não Qualidade gerados para a empresa,  tais como telefonemas desnecessários, perdas de tempo e confusões, pois ninguém tinha a certeza de quais motores desmontar e acabaram por fazer um novo diagnóstico, improvisado no momento.
 
Bem, a impressão que causaram no cliente, também poderia ser comentada aqui; fiquei a pensar que deve ser uma empresa desorganizada. Falta de planeamento, falhas de comunicação...
 
Mas não. Recuso-me a utilizar este caso para ilustrar o que quer que seja, pois é tão básico e tão primário, que ainda estou perplexa e nem acredito que o testemunhei!
 
 
 
Qualidade deseja-se. Por inteiro.
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página. 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Inspiração

Procura uma inspiração para os 5S?
 
Reflita sobre os problemas, defeitos, não conformidades e reclamações que foram provocados por desorganização, desperdício de recursos, falta de ordem, arrumação ou limpeza. Tenho a certeza de que vai encontrar muitos exemplos para esta reflexão, no seu trabalho e na sua vida pessoal também.

 


 
Sabia que alguns recursos na sua empresa, podem estar a ser desperdiçados porque ninguém sabe onde eles estão, porque perde-se muito tempo à procura, porque "é mais fácil comprar do que procurar"?
 
Sabia que alguns tipos de resíduos industriais podem ser vendidos a operadores autorizados e esta valorização pode representar um ganho para a sua empresa? Mas... nem sempre estes resíduos são corretamente separados; às vezes há contentores específicos mas ninguém os utiliza; os contentores podem estar em locais não tão acessíveis e é mais fácil "colocar tudo no lixo comum do que andar pela empresa à procura dos contentores"?
 
Sabia que os 5S podem proporcionar muitas melhorias nestes casos? Então, do que é que está à espera? 5S já!

Leia mais sobre os 5S aqui.

 
Happy inspiration,
I Love Mondays
 


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

O Melhor da Semana - Week 20/2014

Ontem a manhã foi passada no lançamento de uma campanha de saúde global sobre a Rosácea.

A Galderma, empresa farmacêutica global, líder em dermatologia, anuncia o lançamento da Campanha Global de Saúde "Act On Red” - Não vire a cara à Rosácea, que visa despertar e criar consciência na população portuguesa sobre a Rosácea – uma doença dermatológica comum, tratável, que afeta cerca de 40 milhões de pessoas em todo o mundo.
 
 

A Rosácea é uma doença multifatorial cuja causa exata é ainda desconhecida. Existem, no entanto, vários fatores que influenciam o seu aparecimento, tais como a exposição solar, a predisposição genética, certos tipos de alimentos, consumo de álcool ou o stress. O impacto emocional e psicológico que tem sobre os doentes é significativo, afetando a sua qualidade de vida e desencadeando reações de ansiedade, isolamento, fraca autoestima, insegurança e constrangimento social.

Neste sentido, através da campanha "Act On Red – Não vire a cara à Rosácea”, a Galderma pretende colmatar esta falta de informação sobre a Rosácea dando a conhecer a natureza médica desta patologia que afeta cerca de 10% da população, e encorajar as pessoas a procurarem opções de tratamento junto do seu médico.

Estavam presentes 4 dermatologistas, que esclareceram os participantes sobre a doença e as suas implicações, bem como a embaixadora da campanha nacional, a atriz portuguesa Maya Booth, que sofre de Rosácea e que deu o seu testemunho.
 
 
Maya Booth - Embaixadora da Campanha Nacional
 
 
O site oficial da campanha oferece um conjunto de esclarecimentos e é um excelente recurso de divulgação e informação sobre a doença. Bela iniciativa!
 
 
 
Parabéns,
I Love Mondays 



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

A Vida no Escritório

Tudo o que interessa ao universo do trabalho e de quem trabalha, interessa ao Blog I Love Mondays.
 
A adoção de um estilo de vida saudável é parte integrante da vida dos profissionais e é conversa constante nos escritórios e empresas com as quais contacto.
 
Abandonar o sedentarismo e passar a praticar uma atividade física contribui para o seu bem-estar e para a sua produtividade pessoal! Quer tentar?
 
 
 
 
Happy life,
I Love Mondays
 
 
 

Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Fiore

Para ilustrar a cláusula 7.2.3 da norma ISO 9001 - Comunicação com o Cliente, alínea a), vou utilizar um exemplo que chamou a minha atenção enquanto andava pelas ruas de Milão.
 
Bem, o texto da norma é o seguinte:


 
7.2.3 - Comunicação com o Cliente
 
A organização deve estabelecer e implementar formas eficazes de comunicação com os clientes relativas a:
 
a) Informação sobre o produto;
b) ...

 
 
A interpretação deste requisito é: informe claramente os seus clientes sobre a gama de produtos e serviços que a sua empresa oferece; esta informação/comunicação pode ser feita, por exemplo, através de catálogos e página na internet, onde também pode divulgar as características e especificações.
 
 
Estudo de caso:
 
 
A organização - quiosque de venda de flores:




 
A comunicação com o cliente - informação sobre o produto:
 
As placas afixadas e o toldo, explicitam as principais informações sobre os produtos (Fiorista/Florista) e serviços (Consegna a domicilio/entrega a domicílio). Na placa branca, também há informações sobre os outros serviços prestados: casamentos, funerais, eventos, manutenção, terraços e jardins.


 
Bem, como já referi acima, é importante comunicar claramente quais são os produtos e serviços que uma empresa oferece, mas cuidado para não assustar e intimidar os clientes (e os potenciais clientes também). A clareza também tem limites!
 
(Tradução: não se dão informações).
 
 
 
Happy flower,
I Love Mondays
 
 
 

Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Happy (Sunny) Monday

Hoje, entramos no ritmo "I Love Mondays" com uma diferença: é uma 2ª-feira de sol!! O que mais podemos desejar?


Piazza Garibaldi - Milão
 
 
 
Happy sun,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.