terça-feira, 30 de julho de 2013

Monstros

A solicitação da empresa, que é minha cliente:
 
"Queremos que os nossos colaboradores identifiquem corretamente os defeitos nos produtos; também queremos que compreendam estes defeitos, de forma alargada".


Os objetivos pedagógicos que propus:
  • No final da ação, os participantes deverão ser capazes de identificar, compreender e analisar os principais defeitos nos componentes e nos produtos acabados.

A concretização, através do exercício "Caça aos Monstros":

Para dar resposta a esta solicitação, elaborei, em conjunto com a empresa, um exercício para ser utilizado na ação de formação; foi necessário preparar a sala com 4 mesas (os formandos seriam divididos em 4 equipas e cada equipa trabalharia numa mesa).
 
Sobre cada mesa, havia várias caixas, cada uma com um tipo de componente/produto.

Em cada caixa, foram colocados 10 componentes/produtos iguais, mas 1 deles estava defeituoso (o Monstro!). A missão das equipas era descobrir o produto defeituoso; para tal, poderiam utilizar os seguintes métodos:
  • Consultar instruções de inspeção, especificações e desenhos dos componentes/produtos, que também foram disponibilizados em cada mesa de trabalho;
  • Comparar os componentes/produtos para detetar o defeituoso;
  • Consultar os colegas que estavam nas outras mesas e que poderiam conhecer melhor os componentes/produtos em questão.
Nem todos os participantes estariam familiarizados com os componentes/produtos, mas este fator foi pensado e utilizado propositadamente, para promover a troca de conhecimentos entre colegas dos diferentes setores que viriam à formação.

Para o desenvolvimento do exercício, também foi elaborada uma Ficha de Trabalho, com perguntas para serem respondidas pelas equipas, ao longo da análise de cada caixa.
 
 
Os resultados:
 
O exercício gerou muita discussão e participação, tendo sido um momento de descontração, de interação entre colegas e de aprendizagem.

 
Nesta imagem, vêem-se duas caixas, os documentos/desenhos de consulta e 3 componentes/produtos sobre a mesa, durante o exercício.
 
   
 
Uma das participantes preenche a Ficha de Trabalho, com as respostas da sua equipa.

 

Pode fazer download da Ficha de Trabalho, aqui. Não se esqueça de providenciar, para cada equipa, as cópias da Ficha de Trabalho (1 para cada caixa que a equipa vai analisar).

Considero que os objetivos foram alcançados e, posso garantir que foi muito divertido!
 
 
 
Happy monsters,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Outras 2ªs-Feiras

2ª-feira, há um tempo atrás...






Happy Monday,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Project Update #5






 
 
2ª e 6ª- Feira:
  • Sessões de formação para os colaboradores das Delegações de uma organização onde estou a apoiar a implementação do SGQ. Momento para apresentar e divulgar o projeto, reforçar as vantagens do Sistema, solicitar a participação de todos, desmistificar a Gestão da Qualidade, minimizar as resistências à mudança. A expetativa é encurtar distâncias geográficas através da normalização de procedimentos.



 
São estes os desafios diários que alimentam a minha paixão pela Qualidade.

 
Happy passion,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Melhor da Semana - Week 30/2013

Sobre o balcão de uma loja, vi o tal Livro; como sempre, observo tudo, pois sou profissional da Qualidade... (OK, sei que já tinha dito isto aqui no blog).
 
Um Livro cor-de-laranja que materializava algo em que eu acredito profundamente: elogios! É verdade, era o Livro de Elogios.

 
Sempre fui defensora do poder do elogio e penso que, quem reclama, também deve elogiar, com a mesma intensidade.
 
A própria norma ISO 9001 refere os elogios, na Nota incluída na cláusula 8.2.1 - Satisfação do Cliente; muitas organizações recebem elogios dos clientes, verbalmente, não possuindo nenhum método para os registar e contabilizar. Agora possuem.
 
Não faz sentido haver um Livro de Reclamações e não haver um Livro de Elogios.
 
À Coordenadora deste projeto, envio os meus elogios e...
 
 
 
Parabéns,
I Love Mondays
  
Site Oficial do Livro de Elogios: www.livrodeelogios.com
 
 
 

Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Simples






Boa 2ª-feira,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Project Update #4






 
4ª-Feira:
  • Sessão de formação sobre os 5S's, para a Administração e Quadros Superiores. Os 5 Sensos transformados em objetivos mensuráveis e desdobrados em Planos de Ações. Momento para a preparação do Programa: recursos necessários, seleção da Área Piloto, divulgação do projeto, definição do Dia "D".
 
6ª-Feira:
  • Reunião com uma organização, em fase de construção do Manual da Qualidade. Momento para traduzir a norma ISO 9001, adaptar à realidade e criar um documento simples, útil e orientador para os colaboradores.



 
São estes os desafios diários que alimentam a minha paixão pela Qualidade.

 
Happy passion,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Best Efforts

Não, não serão suficientes.

Como disse Deming neste post, já publicado aqui no blog:


"Best efforts, to be effective, need guidance".
 
 
Os melhores esforços não serão suficientes - e acredito que todos façam o melhor possível nos seus locais de trabalho. Mesmo assim, não chega.
  

 
 
Para que os melhores esforços sejam eficazes, devem ter orientação: 
  • Missão
  • Visão
  • Valores
  • Política da Qualidade
  • Objetivos...
...definidos, divulgados, compreendidos, orientadores, desdobrados.
  


   
Este é o papel da Liderança; este é o papel da Gestão de Topo. É esta a  atitude que faz toda a diferença no SGQ.
 
 
 
 
Happy efforts,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Destaque-se

Quer continuar a trabalhar como sempre trabalhou? Não gosta daquilo que faz? Vai reclamar que mais uma 2ª-feira chegou?


Para hoje, proponho uma atitude diferente. Destaque-se. Comece a gostar daquilo que faz. Reflita sobre as oportunidades que a 2ª-feira lhe vai apresentar. Faça melhor que na semana passada. Preocupe-se com a Qualidade do seu trabalho e tenha orgulho disto.
 
 
 
Happy Monday,
I Love Mondays
 
 
  
Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sábado, 13 de julho de 2013

O Aquário e o Gato


 
Prezado Responsável pela Qualidade,
 
 
É assim que você se sente? Isolado no seu Departamento, a gerir o seu SGQ, como um peixe dentro de um aquário?
 
Incompreendido pelos colegas que não colaboram, só observam como o gato da fotografia; sem conexão com a Gestão de Topo, a remar contra a maré?
 
Manter um SGQ nestas condições, não vale a pena e não representa valor acrescentado para a sua organização. Mas... alterar este cenário, está nas suas mãos! Reflita sobre os aspetos abaixo:
 
  • Os indicadores de desempenho dos processos estão em sintonia com os objetivos estratégicos da organização e refletem aspetos vitais de cada processo e da empresa? 
 
  • As informações que transmite aos seus colegas são "traduzidas" na linguagem adequada? (segundo Juran, a Gestão de Topo percebe a linguagem do dinheiro e os operadores percebem a linguagem das coisas; claro que você é o tradutor!);
 
  • Utiliza imagens e gráficos para apresentar os dados do SGQ? Lembre-se: ao analisar um gráfico com dados tratados, todos perceberão a mesma mensagem, ao mesmo tempo e não haverá margem para a subjetividade e para o conflito;
 
  • A responsabilidade é partilhada com os seus colegas, por exemplo, para a recolha e análise de dados, registo e tratamento das não conformidades, identificação de oportunidades de melhoria?
 
  • Os seus colegas percebem a documentação de suporte do SGQ? Os modelos de registo são simples e claros? (lembre-se que os registos só serão preenchidos corretamente se forem entendidos pelas pessoas e se não representarem uma sobrecarga em relação ao trabalho habitual).
 
É hora de partir para a ação; experimente por em prática alguns dos pontos acima e, finalmente, integre-se! A Qualidade agradece.
 
 
 
Happy fish,
I Love Mondays 
 
 
 
Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Project Update #3






Sábado:
  • Conclusão de uma ação de formação sobre as Ferramentas Básicas da Qualidade. Momento para reforçar as vantagens de utilizar "imagens de informação" para fazer passar as mensagens, de forma mais clara, mais objetiva, mais simples. Momento para salientar a importância da análise de dados. Espero que os formandos já estejam a aplicar as Ferramentas na prática!

5ª-Feira:
  • Preparação da última sessão de formação sobre os 5S's, para a Administração e Quadros Superiores. O objetivo será aprofundar os detalhes, desenvolver estudos de casos, analisar as fotografias que os operadores fizeram em diversos locais de trabalho "sem os 5S's". Momento para definir as estratégias de implementação dos 3 primeiros S's e avançar para a prática!
 
6ª-Feira:
  • Em fase final (só falta 1 sessão), a formação sobre a norma ISO 9001 já está a dar os seus frutos: os novos processos, que passarão a fazer parte do SGQ já certificado, estão identificados e descritos, pelos próprios formandos. Inputs, outputs, atividades, responsáveis, recursos necessários, outros documentos de suporte identificados (serão elaborados procedimentos e instruções para descrever detalhadamente as atividades), monitorização e indicadores de desempenho definidos. Cada processo, desenhado de forma a refletir a realidade mas também a cumprir os requisitos da norma. Foram discutidas oportunidades de melhoria destes processos, tais como clarificação da linguagem, atualização dos requisitos legais e ajustes a efetuar nas aplicações informáticas utilizadas. Momento de conexão entre a prática diária e a formação em sala.

 
São estes os desafios diários que alimentam a minha paixão pela Qualidade.

 
Happy passion,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Key Livros, Livros, Livros

 Monitorização do desempenho através de KPI's (key performance indicators):

  • Quais são os resultados chave para a sua organização?

  • Os indicadores que utiliza estão adaptados aos objetivos estratégicos?

  • Os indicadores de desempenho dos processos do SGQ são coerentes com os objetivos estratégicos da sua organização?

  •  As atividades de medição, análise e melhoria estão, realmente, a trazer valor acrescentado?

  • E, por fim... faz sentido ter um SGQ implementado, se o mesmo não proporcionar as respostas para as questões acima?





Vale a pena ler, vale a pena refletir.



Happy performance,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Férias de Verão







Boas férias,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

domingo, 7 de julho de 2013

A Qualidade Conta Contigo





Fazer certo, na vez.

Não há oportunidade para causar a 1ª impressão.

Trilogia Juran: Planeamento, Controlo e Melhoria; 3 vertentes para explicar a Qualidade.

Roda Deming - PDCA: Plan, Do, Check, Act; 4 passos para sistematizar as ações de gestão e melhoria da Qualidade.

Aplicar os 5S's todos os dias.

6 Sigma: excelente!

Utilizar as 7 Ferramentas Clássicas da Qualidade: imagens de informação, simples e objetivas.

8D's: resolução sistematizada de problemas. Adequada abordagem aos problemas da Qualidade.

Série ISO 9000: família de normas internacionais dedicadas à Gestão da Qualidade.

A Qualidade da tua empresa, nota 20!



Happy counting,
I Love Mondays


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

sábado, 6 de julho de 2013

Like

 
 
Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.



Bom fim-de-semana,
I Love Mondays

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Project Update #2





2ª-Feira:
  • 154 "Likes" na página de Facebook do blog I Love Mondays.
Hoje:
  • 210 "Likes" na página de Facebook do blog I Love Mondays;
  • Objetivo: 300 "Likes" até o dia do aniversário do blog (25 de Setembro);
  • Taxa de concretização em 05.07.2013: 70%;
  • I like it! Muito obrigada a todos os que contribuem para isto, loving Mondays everyday.
 
  

2ª-Feira:
  • Novidade no blog: lançamento da "Cartilha 5S". Material de apoio para utilizar em qualquer empresa, distribuir para os colaboradores, consultar os principais conceitos,... Simples, muito simples.

 
3ª-Feira:
  • Iniciada a formação na norma ISO 9001 para colaboradores de áreas que passarão a fazer parte do SGQ já implementado e certificado. Integrar novos processos, perceber os requisitos, conhecer o SGQ em vigor, criar familiaridade com a documentação de suporte. Momento de extensão do âmbito do sistema. 


 5ª-Feira:
  • Sessão para a primeira abordagem aos 5S's, direcionada à Administração e Quadros Superiores de uma empresa. Os operadores concluíram esta formação na semana passada. Mesmo tema, novo desafio. Momento para lançar a semente, motivar, obter comprometimento.

São estes os desafios diários que alimentam a minha paixão pela Qualidade.


 
Happy passion,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Cartilha 5S

Novidade no blog: "Cartilha 5S"!
 
Abaixo, algumas páginas... 
 
 

  
 
Um documento que explica os conceitos relacionados com os 5S's, de uma forma simples. Muuuuito simples.
 
A "Cartilha 5S" inclui uma Ficha de Trabalho para orientar o debate sobre o tema. Espero que faça um excelente uso deste material!
 
Pode fazer download da "Cartilha 5S" na página de Facebook do blog, ou clicando aqui.
 
 
 
Happy senses,
I Love Mondays
 
  

Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.  

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Calor




Boa 2ª-feira,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.