quinta-feira, 30 de maio de 2013

Qualidade... pela Metade - Shoes

Estive numa loja de acessórios de luxo, que fica no Free Shop de um aeroporto Italiano. A marca é mundialmente conhecida e reconhecida. Tudo lindo, verdadeiramente maravilhoso!
 
Queria ver de perto os famosos sapatos, que aparecem em diversas fotos de revistas de moda. Sei que, antes de chegarem às prateleiras, estas "obras de arte" passaram por várias fases em que  muitas pessoas e muito trabalho estiveram envolvidos: design, escolha de materiais de elevada qualidade, fabricação artesanal, publicidade, distribuição e, finalmente, a venda.
 

 
Entrei:
- Buon giorno.
 
Não obtive resposta. A funcionária falava ao telefone.
 
Insisti:
- Buon giorno.
 
Ainda ao telefone...
 
Fiz uma última tentativa:
- Buon giorno.
 
Nada. Nenhuma resposta e a conversa ao telefone continuava animada.
 
Saí da loja dececionada com os designers, artesãos e restante equipa da marca.
 
O poder do atendimento ao cliente é este: construir ou destruir. Vale a pena refletir sobre esta questão.
 
 
 
Happy shoes,
I Love Mondays
 
 
 

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sábado, 18 de maio de 2013

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Box



 
O que haverá nesta semana novinha, que acaba de começar?
 
 
 
 
 
Happy week,
I Love Mondays
 
 
 
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quinta-feira, 9 de maio de 2013

Os Custos da (Não)Qualidade

As 4 categorias de custos relacionados com a Qualidade são:
  • Custos de Prevenção: custos das atividades especialmente realizadas para evitar a má qualidade. Exemplos: implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, formação dos colaboradores, auditorias ao Sistema de Gestão da Qualidade. 
  •  
  • Custos de Avaliação: custos das medições/avaliações para assegurar a conformidade do produto/serviço. Exemplos: inspeção e ensaio de produtos, auditorias a produtos.
  •  
  • Custos das Falhas Internas: custos das falhas que ocorrem antes da entrega do produto/prestação do serviço ao cliente. Exemplos: produtos rejeitados durante o processamento, sucata, erros e não conformidades internas.
  •  
  • Custos das Falhas Externas: custos das falhas que ocorrem após a entrega do produto/prestação do serviço ao cliente. Exemplos: reclamações, produtos devolvidos pelos clientes, recall.

Estas 4 categorias são as mais habituais, utilizadas pelas empresas que desejam determinar, acompanhar e reduzir os custos da não Qualidade. Claro que pode haver outras categorias e também há organizações que não contabilizam todas estas (por exemplo, utilizam a designação Custos das Falhas, não fazendo a distinção entre falhas internas e externas).

Bem, é importante observar que estas 4 categorias são custos relacionados com a Qualidade mas, 3 delas, são custos da não Qualidade: avaliação, falhas internas e falhas externas. Estes são aqueles custos que importa reduzir.

Sim, reduzir também os custos de avaliação! O controlo não acrescenta Qualidade e deve ser utilizado na medida certa, só o estritamente necessário para confirmar que os produtos/serviços cumprem os requisitos. A avaliação também acarreta custos; quanto maior a confiança nos processos, menor a necessidade de avaliação. Para tal, é necessário aumentar a probabilidade de fazer certo, na 1ª vez e sempre. Mas como? Investindo na prevenção.




Os Custos de Prevenção são os únicos que podem, verdadeiramente, ser classificados como custos da Qualidade; são os investimentos voluntários para evitar os erros e a má Qualidade. Aumentar estes custos (investimentos), pode fazer com que os outros custos baixem. Mais prevenção significa menos avaliação, menos falhas.

Reflita se, na sua empresa, os custos com formação dos colaboradores estão a ser encarados como investimento voluntário. Reflita se, na sua empresa, o Sistema de Gestão da Qualidade (e todo o custo a ele associado) é considerado um investimento na prevenção dos erros. Reflita se, na sua empresa, os valores dos custos são conhecidos e se há projetos de melhoria para os reduzir.

Também é interessante averiguar qual é a proporção de cada uma das categorias de custos, relativamente às demais. Ao aumentar os custos de prevenção, como as outras categorias se comportam? (Vale salientar que os custos devem ser contabilizados numa proporção e não em valores absolutos, por exemplo, % em relação ao volume de negócios).

O que mais é possível fazer?

  • Estimar os custos relacionados com a Qualidade;
  • Expandir o sistema contabilístico para quantificar estes custos;
  • Divulgar estes dados e sensibilizar os colaboradores;
  • Estruturar um processo de melhoria para motivar a ação e definir projetos de redução de custos, a partir dos dados.

Reflita e atue. A Qualidade agradece.



Happy (low) costs,
I Love Mondays 

domingo, 5 de maio de 2013

Domingo à Noite


Sim, amanhã é 2ª-feira. Comece agora a preparar uma ótima semana!
 
 
 
 
Happy week,
I Love Mondays



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quarta-feira, 1 de maio de 2013

Homenagem

Tudo o que interessa ao mundo do trabalho e dos trabalhadores, interessa ao Blog I Love Mondays.
 
Sendo assim, hoje, 1 de Maio, presto a minha homenagem aos trabalhadores que neste momento, buscam novos projetos de trabalho e de vida.
 
 
Envio a todos a minha mensagem de força e de atitude positiva. Encare a procura de um novo trabalho, como se fosse um trabalho em si. Organização, disciplina, determinação, perseverança, criatividade, inciativa e empreendedorismo.
 
 
 
Happy Day!
I Love Mondays
 
1 de Maio - Dia do Trabalhador
  
 

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