quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Melhor da Semana - Week 48/2012


O que um bloco operatório tem em comum com o cockpit de um avião? Muito mais do que nós podemos imaginar!



Este excelente artigo do Expressoemprego.pt (pode ler aqui), faz o relato de uma ação de formação dirigida a médicos e profissionais de saúde, onde um cirurgião e dois pilotos responsáveis pelo treino e formação da TAP, transformam um bloco operatório no cockpit de um avião.
 
O objetivo desta iniciativa é alertar para a necessidade de adotar, nas salas de operação, as regras de segurança da aviação, por forma a diminuir os erros e transformar a cirurgia num processo tão seguro quanto viajar de avião.
 
Aprender com os melhores, um exemplo a seguir.

(Também pode ler aqui, outro post que publiquei anteriormente no blog, onde um hospital pediátrico aprende as melhores práticas no pit stop da Ferrari).
 
 
 

Parabéns,
I Love Mondays

Fonte: Expressoemprego.pt

domingo, 25 de novembro de 2012

O Melhor da Semana - Week 47/2012

Já está na edição de Novembro da revista eletrónica ISO Focus+, a nova norma ISO 10018:2012, Quality management – Guidelines on people involvement and competence.
 
 
Esta norma foi desenvolvida para orientar líderes, Gestores da Qualidade, Gestores de Recursos Humanos ou outros envolvidos, a obterem o melhor das pessoas, na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a ISO 9001 (mas também pode ser utilizada  com outras normas de sistemas de gestão).
 
O artigo (pode ler aqui) explica, sinteticamente, as cláusulas e a estrutura da norma.
 
Os aspetos de um Sistema de Gestão da Qualidade relacionados com as pessoas, são determinantes para o sucesso do mesmo mas, frequentemente, são uma lacuna que necessita de ser colmatada.
 
Os Princípios de Gestão da Qualidade "Liderança" e "Envolvimento das Pessoas" estão na base do desenvolvimento da norma.
 
 
 
 
 
Parabéns,
I Love Mondays
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Frágil

Se, quando pensa na estrutura documental do Sistema de Gestão da Qualidade, esta é a primeira imagem que lhe vem à cabeça:

Cuidado! Necessita de intervir urgentemente.
 
 
A documentação de suporte ao Sistema de Gestão da Qualidade é uma valiosa ferramenta de normalização e assegura a continuidade das práticas, em fases de mudança.
 
Deve ser concebida para servir de fonte de consulta aos colaboradores e para demonstrar os procedimentos em vigor na organização.
 
Contudo, para que cumpra adequadamente estas funções, deve ser mantida permanentemente atualizada. E é aí que começam as complicações...
 
A documentação do Sistema deve constituir uma estrutura robusta, ou seja, um documento não pode condicionar os outros.
 
Mas, todos sabemos que nem sempre é assim. Por conta de uma abordagem inadequada durante a conceção e elaboração da estrutura documental, muitos Sistemas de Gestão da Qualidade estão apoiados por documentação frágil, onde uma atualização implica atualizações em diversos documentos.
 
Aqui vão algumas sugestões para conceber estruturas documentais robustas:
 
  • As categorias de documentos são diferentes entre si; respeitam níveis ou hierarquia, e devem ser elaboradas como tal; os níveis superiores (Política, Objetivos e Manual da Qualidade), são documentos estratégicos e que não devem conter detalhes. Devem, sim, remeter o detalhe para outras categorias, inferiores na hierarquia, tais como Procedimentos e Instruções de Trabalho;
  •  
  • Não referir nomes de pessoas ou dados sujeitos a alterações (por exemplo, datas de edição de normas e legislação); isto torna a documentação frágil, necessitando de atualizações frequentes;
  •  
  • Não misturar assuntos no mesmo documento;
  •  
  • Escolher sempre o documento de nível inferior para os detalhes; é muito mais fácil atualizar uma Instrução de Trabalho de 1 ou 2 páginas do que um Manual de 30!
  •  
  • Apostar numa localização única para a distribuição dos documentos, onde será disponibilizada sempre a última versão em vigor; as ferramentas informáticas são uma excelente ajuda neste sentido e todos os requisitos de controlo dos documentos e de distribuição dos documentos contidos na ISO 9001, também podem ser aplicados se a documentação estiver em suporte informático. Assim, será proporcionada uma fonte única de consulta aos colaboradores, sempre atualizada.
  •  
     
... mas, mais importante do que tudo isto: só documentar o que traz valor acrescentado!
 
Lembre-se: Keep it simple. A Qualidade agradece.
 
 
 
 
Happy documents,
I Love Mondays 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SEO Livros, Livros, Livros

 
É verdade, o que eu estou a ler, está na
WOOK - www.wook.pt

E o que eu estou a procurar, também está!
  
 
Sabe o que é SEO? É a sigla de Search Engine Optimization. Considerando que 85% dos utilizadores da Internet recorrem a motores de busca e que o Google detém uma quota de busca entre 65 e 95%, não restam muitas dúvidas sobre por onde começar quando se pretende fazer marketing na rede!
 
Este livro foca a temática da otimização dos sites, para que os mesmos surjam bem posicionados nas páginas do Google, técnica a que se convencionou chamar SEO.

Google Marketing - www.wook.pt
 
 
 
 
Happy books,
I Love Mondays

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

sábado, 17 de novembro de 2012

O Melhor da Semana - Week 46/2012

Uma marca é mais do que um logotipo; é, sim, um conjunto de valores únicos, que fazem a diferença e que complementam o conceito da Qualidade, para além dos aspetos técnicos e de conformidade de um produto ou serviço.

 
Uma marca é confiança, paixão, sentido de pertença, segurança, Qualidade e muito mais!
 
Este excelente vídeo ilustra o branding através de exemplos e de marcas que já são nossas conhecidas. Vale a pena refletir sobre o conceito e sobre a sua evolução.







Parabéns,
I Love Mondays

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

10 Perguntas

Ao visitar o blog da Tresi Ambiental, respondi o excelente Quiz "Termos do Sistema de Gestão" e gostei muito!

Aproveitei, então, um teste que costumo aplicar em ações de formação e transformei em Quiz.

Este é um exemplo, constituído por 10 perguntas básicas, mas que podem ser utilizadas para avaliar a aquisição de conhecimentos após uma ação de formação sobre o Sistema, ou ainda, aferir conceitos relacionados com a Qualidade.
 
E mais...
 
  • Cada participante pode visualizar os seus resultados e imprimir, se o desejar; 
  •  
  • É emitido, no final do Quiz, um certificado com a % de acerto, que também pode ser impresso;

  • Pode aplicar o mesmo Quiz antes e após uma ação de formação, para comparar as percentagens de acerto;

  • Os resultados obtidos pelos participantes podem ser o ponto de partida para uma reunião sobre a Qualidade, na qual serão esclarecidas as dúvidas sobre as questões que tiveram menor taxa de acerto;


 
Agora, só falta experimentar; boa sorte!
 
 
 
 
Happy questions,
I Love Mondays 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A Qualidade Foi à Escola

No post "O Melhor da Semana - Week 39/2012" (pode ler aqui), partilhei uma atividade dirigida aos filhos dos colaboradores de uma empresa, onde estive a dar formação em Setembro.
 
Também falei, neste mesmo post, da ideia dada por uma colaboradora (bem haja!), que propôs alargar o convite aos alunos da Escola, que é da própria empresa. Os professores foram envolvidos e, o resultado, é esta exposição de desenhos, que ilustra o olhar das crianças sobre a Qualidade.

 
 
 
Penso que é fundamental despertar o interesse dos mais novos, ainda na escola, para a importância de fazer sempre, o melhor possível e logo à 1ª. Assim, será mais fácil que os adultos, já nos seus contextos de trabalho, interiorizem a excelência e a perfeição, como uma forma de estar na vida!
 
 
 
Happy children,
I Love Mondays
 
 
Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" na página.
 
 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Melhor da Semana - Week 45/2012

O melhor desta semana é que hoje, a segunda 5ª-feira do mês de Novembro, é o

Dia Mundial da Qualidade.
 
 
 
Dedico este post a todos os que levantam a voz da Qualidade e pela Qualidade e também a todos aqueles que não desanimam e exercem, diariamente, a sua paixão pela perfeição.




   Saiba mais no website do WQM: World Quality Month - ASQ
 
 
 
Happy day,
I Love Mondays

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Estamos a Comunicar?

No contacto com formandos e clientes, são frequentes as reclamações sobre o excesso de informação nas empresas:
 
- É sempre melhor escrever um e-mail, o assunto fica documentado (mesmo que possa ser resolvido em conversa com o colega sentado aqui ao lado!).
 
- É comum abrir a minha caixa "a receber"e ter 400 mensagens.
 
- Há tantos gráficos e avisos afixados, que já não conseguimos saber quais são importantes.
 
- Não sabemos distinguir os e-mails urgentes, ou aqueles que requerem resposta; temos que ler tudo, para fazer esta triagem.
 



Para garantir uma comunicação eficaz, muitas vezes são cometidos exageros. Sem pensar muito sobre o tema, sem definir estratégias e metodologias para otimizar a comunicação, a opção é pecar pelo excesso e todos acabam por sofrer um verdadeiro bombardeio de informações. Mesmo assim, a comunicação em muitas empresas, deixa a desejar .
 
Vale a pena refletir sobre este tema e averiguar se este cenário está a ocorrer na sua empresa. Avalie a capacidade de comunicar e analise o impacto desta capacidade sobre a Qualidade dos produtos e serviços. Quantos erros e reclamações tiveram origem em falhas de comunicação? (pode ler mais sobre o tema neste outro post).
 
Partilho o exemplo de um antigo cliente que implementou regras de comunicação na empresa, tais como:
  • Foram definidos critérios para caraterizar uma mensagem de e-mail como prioritária;
  •  
  • Todos os e-mails que exigem resposta ou têm um prazo associado, devem ter este facto destacado no "assunto";
  •  
  • Foram definidos responsáveis por manter os placards atualizados, nos quais passaram a estar afixados só os documentos essenciais e mais recentes.
Neste caso, os resultados foram muito positivos mas, cada empresa tem as suas especificidades e é necessário adequar as regras a cada realidade. Sendo assim, deite mãos à obra pois a Qualidade tem muito a ganhar com a melhoria da comunicação.
 
 
 
Happy mail,
I Love Mondays

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Somos Todos Diferentes

 
Todas as semanas são diferentes.
 
Todos os dias são diferentes.
 
Todas as pessoas são diferentes.
 
 


Mas as 2ªs-feiras são sempre iguais:
 
novas, frescas e animadoras; maravilhosas oportunidades de ser e de fazer melhor.



Happy Monday,
I Love Mondays

domingo, 4 de novembro de 2012

O Melhor da Semana- Week 44/2012


Quais são as condições que possibilitam as ideias transformadoras?
 
Neste excelente vídeo, inspirado no livro de Steven Johnson "Where Good Ideas Come From - The Natural History of Innovation", estão 7 possíveis respostas para esta pergunta.
 
Inovação é resultado de muito trabalho, num ambiente facilitador da comunicação.
 
Vale a pena experimentar estas 7 dicas!
 





Parabéns,
I Love Mondays

Fonte: Revista Época