domingo, 30 de outubro de 2011

Os Nossos Elefantes

A conhecida afirmação do Prof. Juran refere que os problemas da Qualidade são muito grandes e complexos para serem digeridos numa só vez. Tal e qual um elefante, também indigesto se comido todo de uma vez, os problemas da Qualidade "comem - se aos bocadinhos", melhor dizendo, em bite-sized portions. Os grandes projetos devem ser divididos em projetos menores, exequíveis.

Um ano de trabalho pode ser um grande elefante; as semanas, são os bocadinhos. Uma de cada vez, iniciando sempre com uma bela 2ª-feira.


Happy bites,
I Love Mondays

sábado, 29 de outubro de 2011

O Melhor da Semana - Week 43

Constatei uma mudança no atendimento de um call center que contacto regularmente.

O novo modo de proceder consiste na alteração da ordem em que as questões são colocadas pelos operadores, tornando o processo de atendimento e identificação do cliente mais robusto e menos suscetível aos erros.

Claro que quis confirmar e telefonei várias vezes, só para testar se todos estavam a aplicar as novas regras (e a resposta é sim !!).

Melhoria contínua, sempre à procura de uma abordagem mais preventiva da Qualidade.

Parabéns,
I Love Mondays 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Inovar, Antecipar


Inovar e antecipar.
Reverter a favor do cliente, a redução de custos obtida com a melhoria da Qualidade.
Vale a pena pensar nisto, antes que o seu concorrente o faça.


Happy new,
I Love Mondays


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Obrigada aos 1ºs

Aos 1ºs leitores que visitaram o blog e deixaram os seus comentários, OBRIGADA. São um incentivo para continuar a escrever, mais e melhor.



Happy comments,
I Love Mondays

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Desenrasca

Dei formação recentemente para um grupo de senhoras, operadoras de uma linha de montagem.

Para que percebessem o PDCA e as vantagens da aplicação do planeamento ao seu trabalho, expliquei que PLANEAR, para elas, quer dizer:
  • Consultar a Ordem de Montagem para organizar o trabalho a seguir;
  • Preparar previamente o local, limpar e arrumar a bancada antes de iniciar as montagens;
  • Retirar tudo o que não tem diretamente a ver com o produto que será montado, para evitar misturas, trocas e confusões;
  • Verificar se têm os documentos necessários àquela montagem (instruções, impressos para registo, etc);
  • Confirmar se todos os componentes estão disponíveis no posto de trabalho.

Também fiz a ponte com exemplos do quotidiano, para reforçar o entendimento:
  • Plan: decidir antecipadamente o que vai ser o jantar; verificar se existem todos os ingredientes;
  • Do: confecionar o jantar, conforme planeado;
  • Check: experimentar para ver se está do agrado;
  • Act: atuar de acordo com os resultados do controlo anterior: corrigir os temperos ou... servir !

Não fazer este planeamento quer dizer, por exemplo, chegar a casa ao final do dia e ter tudo congelado (esqueci-me de tirar do freezer logo de manhã !!) ou não ter mais tempo para ir comprar os ingredientes em falta.

 Fui interrompida por uma das senhoras:
- Mas você é mesmo muito complicada ! Eu cá me desenrascava e ia buscar um frango de churrasco.

Considero-me temporariamente derrotada pelo "DESENRASCA".

Outras formações virão; outras oportunidades de salientar as vantagens do planeamento também.


Happy plans,
I Love Mondays

domingo, 23 de outubro de 2011

Chegou!


Finalmente o calendário entrou no ritmo das nossas expetativas.
Vou sair a correr para comprar castanhas.



Feliz Outono,
I Love Mondays

sábado, 22 de outubro de 2011

Qualidade... Pela Metade - Olhar para Ver

Tive que fazer um exame de raio-X e procurei uma clínica perto da minha casa: nova, moderna, bonita, confortável, limpa, perfect. Esta foi a minha 1ª impressão, ao entrar.

Já sentada, na sala de espera, comecei a observar o que não conseguia ver estando em pé: o chão, por baixo das mesas e sofás, não estava tão limpo quanto deveria, o pé de uma das mesinhas já se ressentia com a falta de lascas de madeira, ... A partir deste ângulo de visão, a coisa não era tão perfect quanto parecia e tudo começou a perder um pouco do brilho.

O serviço foi impecável, as pessoas foram simpáticas, o prazo de entrega do resultado foi cumprido mas, permanece aquela sensação de que faltava algo para estar a 100%, o tal brilho.

Para ver a Qualidade, é preciso olhar com os olhos do cliente, colocar-se na sua posição, empatizar, sentir o que ele sente.

É um bom ponto de partida: olhe para a Qualidade da sua empresa, com os olhos do seu cliente. E então, o que é que vê?

Qualidade deseja-se, por inteiro.
I Love Mondays

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Modernices

E como navegar é preciso, modernizar também é.

Sendo assim, o blog já está em formato adaptado para ser visualizado no telemóvel (desde que o dito brinquedinho tenha acesso à internet, claro).

Happy phones,
I Love Mondays

O Melhor da Semana - Week 42

Claro que a primeira pessoa a ler o blog foi o meu marido.

Depois, solicitei a ajuda de uma amiga que, como sempre, ia passar os conteúdos a pente fino, "com olhos de ver".

O melhor desta semana foi poder contar com a opinião e os contributos sinceros e construtivos desta amiga que, por assim dizer, validou o blog I Love Mondays antes da sua divulgação. Thanks.

A partir de agora, o blog está na rua. Participem.


Happy friends,
I Love Mondays

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ten Mondays

Em 2011 ainda teremos 10 2ªs-feiras. São 10 belas oportunidades de fazer melhor. 10 fresh starts oferecidas assim, sem mais, pelo calendário. É agarrar !

10 semaninhas novas que ainda se avizinham, algumas com sol, outras não, mas todas com muita Qualidade se forem iniciadas com PLANEAMENTO. O planeamento é o melhor alimento para a abordagem preventiva da Qualidade.

Qualquer trabalho bem sucedido começa com um planeamento bem feito. Não é por acaso que a Roda Deming é conhecida como PDCA e não ACDP (sobre o PDCA falaremos ainda, muuuuito, em futuros posts).

Ainda faltam 10, aproveitem o melhor que puderem.

Happy ten,
I Love Mondays

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Melhor da Semana - Week 41

Numa ação de formação que ministrei, foram marcantes os exemplos dados por uma das formandas, que trabalha numa empresa que embala saladas pré-lavadas e prontas a consumir.

São produtos extremamente sensíveis e com prazos de validade muito curtos.

As orientações dadas a TODOS os colaboradores (equipa da limpeza, administrativos, ...) são: qualquer colaborador que circula pela empresa tem a obrigação de estar atento, observar e informar os responsáveis pela produção, se virem produtos com sinais de degradação. Por exemplo, se a equipa da limpeza detectar no chão bocados de alface já degradada, é responsável por comunicar imediatamente.

É uma postura de responsabilização de todos para com a Qualidade, que traduz para a prática os conceitos teóricos sobre envolvimento de colaboradores.

Parabéns,
I Love Mondays

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A 1ª Sondagem no Blog

É a 1ª de muitas sondagens que faremos. Para participar, deve passar em revista a sua semana anterior e recordar se houve alguma situação em que, como cliente, tenha vivenciado a NÃO QUALIDADE. Vamos conferir quantas vezes, afinal, a NÃO QUALIDADE entra nas nossas vidas (e posso apostar que entrou sem pedir licença).

Algumas experiências de NÃO QUALIDADE que pode contabilizar para dar a sua resposta:
  • Comprou um produto com defeito?
  • Recebeu uma informação errada?
  • Foi atendido por uma pessoa indelicada?
  • Um prazo de entrega prometido não foi cumprido?
  • Tentou telefonar inúmeras vezes, sem sucesso, para um estabelecimento comercial, linha de apoio, serviço público?
  • Colocou uma reclamação, sugestão, comentário através do site de uma empresa mas não obteve resposta?
  • O que lhe foi prometido numa proposta ou orçamento não foi cumprido?
  • Teve de recorrer a uma dose descomunal de paciência para obter um produto/serviço?
  • Solicitou uma proposta/orçamento a um fornecedor e ainda está à espera que lho enviem? 
  • ...

Participe !!
(Tem até o dia 31 de Janeiro de 2012 para responder; escolha a alternativa que corresponde à sua resposta e clique em Votar).

Happy Quality,
I Love Mondays

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Gloriosa 2ª-Feira

Foi assim que esta semana chegou: com uma 2ª-feira gloriosa, iluminada pelo sol do verão, em pleno Outubro sem Outono.

Happy fall,
I Love Mondays

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Porque é tão Difícil?


Numa ação de formação que ministrei recentemente, cujos formandos eram operadores de uma empresa fabril (no total de 200 participantes), propus a todos, o desafio de identificarem o que, na opinião deles, era absolutamente necessário para conseguirem realizar o seu trabalho do dia-a-dia, bem feito à 1ª.

A síntese deste exercício está na listagem que apresento a seguir, onde se encontram só as principais ideias, que selecionei para este post:


Nada de novo. Afinal, a listazinha que se apresenta é nossa velha conhecida. Com algumas ressalvas de acordo com os diferentes setores de atividade, poderia até afirmar que é uma listagem básica, óbvia.
Mas então, porque é tão difícil? O que ainda falta para que consigamos ser verdadeiramente eficientes? Porque permitimos que a resistência à mudança e alguns aspetos comportamentais façam das suas?

Deixo aqui ficar este desabafo, com a proposta de utilizarem o tal check list ou, melhor ainda, tentarem elaborar um, personalizado e adequado à Organização em que trabalham. Será útil para identificarem fatores críticos que, se assegurados, poderão aumentar a capacidade de
fazer bem à 1ª e SEMPRE!!

A partir daí, é deitar mãos à obra pois, apesar de básica e óbvia, a tal lista necessita de muito trabalho e sistematização para passar a fazer parte da rotina. Para fazer bem à 1ª é necessário assegurar previamente as condições.


Happy lists,
I Love Mondays



O Envolvimento de Todos os Colaboradores - Desafio 1



Para assegurar que todos os colaboradores de uma Organização sintam que estão envolvidos com a Qualidade, é necessário que cada um saiba o contributo que o seu trabalho proporciona para a satisfação dos requisitos dos clientes.
Todos contribuem de formas diferentes, mas é preciso que saibam como e, principalmente, como os erros cometidos podem afetar esta mesma satisfação.


Happy challenges,
I Love Mondays

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Melhor da Semana - Week 40

O melhor desta semana foi ter sido contemporânea de um génio e ter tido o privilégio de testemunhar a sua genialidade, à medida que esta mudava o mundo.

Obrigada Steve Jobs.
I Love Mondays


domingo, 2 de outubro de 2011

Uma Semana sem Falar

Há tempos recebi um e-mail de uma formanda: "Obrigada, já não necessito de falar com o meu chefe mas, para minha surpresa, ele já fala comigo. Comecei a aplicar as Ferramentas da Qualidade que demos na Formação e, ao invés de tentar dialogar, apresento Diagramas de Pareto, Histogramas e Fluxogramas com as "imagens da informação" que pretendo transmitir. Funcionou!! Consegui captar a atenção dele para o Sistema de Gestão da Qualidade."

Fiquei muito feliz pelo agradecimento. Fiquei mais feliz ainda porque novamente comprovou-se, na prática, que as "imagens de informação" valem mesmo, muito mais do que todas as tentativas de meter conversa.

E que tal tentar passar uma semana sem falar?

Boa semana,
I Love Mondays