quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Qualidade... pela Metade - É Insuportável Trabalhar Aqui

Uma das experiências que considero altamente deprimente é ouvir as conversas entre os caixas dos hipermercados, enquanto aguardo na fila:
"Quanto tempo falta para as 6?"
"Nunca mais é hora de ir embora."
"Já cá estou desde as 10!"
"Então? Não vem ninguém para me substituir?"
"Ainda falta tanto ..."

Nada contra os colegas conversarem entre si mas, convenhamos, na presença dos clientes... transmitem a ideia de que deve ser um trabalho muuuito desagradável. Eu, como cliente, quase que tenho vontade de me desculpar por estar ali a incomodar.

Os aspetos negativos do trabalho devem ser tratados internamente, numa perspetiva de melhoria, sem deixar transparecer para o cliente que algo está a correr mal. Formação, formação, formação, por onde andas?

Qualidade deseja-se, por inteiro.
I Love Mondays

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Melhor da Semana - Week 39

No balcão de queijos de uma grande loja gourmet, recebi orientações detalhadas e pontuadas pelo entusiasmo de uma verdadeira apreciadora: proveniência, marcas, texturas, curas, sabores e todas as demais informações que ia solicitando. Fui surpreendida pela seguinte declaração da "apreciadora" que me estava a atender: "Eu nunca como queijos, simplesmente não gosto".

Era a formação profissional a desempenhar o seu papel: o atendimento foi perfeito e todas as minhas questões foram satisfeitas.

Parabéns,
I Love Mondays

Atitude Positiva? Yes, Please.

Num livro que acabo de ganhar do meu marido, "Ideias: 100 Técnicas de Criatividade", de Guy Aznar - São Paulo: Summus 2011, deparo-me com a seguinte citação:

"Admite - se em geral, ao menos entre os matemáticos, que o homem que se dá ao trabalho de ir às Índias está certo de que alcançará uma América qualquer".
Arthur Koestler

Simplesmente genial. Atitude. Positiva.

Boas jornadas,
I Love Mondays

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Qualidade... pela Metade - Estamos Abertos?

Os animadores horários afixados à porta - "Estão abertos à hora do almoço !!".
O cliente entra no estabelecimento.
Dos 6 balcões de atendimento, só 1 está a funcionar. A espera já se adivinha imensa ...
Realmente, a sinalização à porta deveria ser: "Estamos abertos à hora do almoço, mas fomos almoçar".

Organização interna e cuidado ao divulgar aos clientes aspetos do produto/serviço que podem gerar expetativas.

Qualidade deseja-se, por inteiro.
I Love Mondays

O Melhor da Semana - Week 38

Foi uma experiência simples, rotineira. Entrar numa conhecida loja de jeans e ouvir "Bom dia, seja bem-vinda à ..."
Uma bela maneira de afirmar a postura da marca, atitude profissional, diferente da simpatia que não tem a formação como alicerce.

Parabéns,
I Love Mondays

domingo, 25 de setembro de 2011

E mais uma 2ª-feira vem aí ...


A praia vazia, o fim de semana terminou, ao invés de dar espaço para que se instale aquela conhecida angústia de Domingo à noite, a atitude I Love Mondays é planear a 2ª-feira, melhor ainda, planear a semana. A expetativa é de uma semana novinha, com todas as oportunidades de fazer melhor do que na semana anterior.

Happy Monday,
I Love Mondays

Mensagem de Boas-Vindas do Blog

I Love Mondays: porque não?
Ansiar pela 6ª-feira, nunca mais é Sábado, o fim de semana foi curto, as férias nunca chegam e são sempre poucas, esta é a onda vigente que, na minha humilde opinião, não acrescenta nada de bom às nossas vidas. Porque não contrariá-la?

Diz o ditado "Nada como um dia após o outro". Cada 2ª-feira é o ditado multiplicado por 7. A 2ª-feira tem sabor a fresh start, oportunidade de fazer tudo melhor na semana que se inicia.

Nesta semana cumpro a dieta. Nesta semana terminarei os relatórios antes das 2 da manhã. Nesta semana chegarei com calma e antecedência a todas as reuniões.

Será a melhor atitude para iniciar uma semana novinha em folha: I Love Mondays.

Boas Semanas,
I Love Mondays